Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

'Roda Viva' reprisa nesta quinta entrevista gravada com Fidel Castro

Fidel permaneceu no poder por 49 anos, até renunciar em favor de seu irmão Raúl

'Roda Viva' reprisa nesta quinta entrevista gravada com Fidel Castro
Notícias ao Minuto Brasil

17:10 - 01/12/16 por Notícias Ao Minuto

Brasil Cuba

Na edição desta quinta-feira (1º), o "Roda Viva" reprisa entrevista feita com o líder cubano Fidel Castro, morto em novembro. O programa, gravado em 1990, vai ao ar às 23h30, na TV Cultura.

A entrevista foi apresentada pelo jornalista Jorge Escosteguy (1946-1996) e contou com participação de uma bancada formada pelos jornalistas Márcio Chaer, Clóvis Rossi, colunista da Folha de S.Paulo, José Antônio Severo, e Alceu Náder.

Fidel Castro respondeu perguntas sobre as mudanças que ocorreram com o país caribenho diante dos reflexos da Perestroika [reestruturação lançada por Mikhail Gorbachev antes do colapso da União Soviética], e sobre retaliações à suas posições políticas, como medo de algum atentado contra a sua vida.

Líder da Revolução Cubana e da única ditadura remanescente nas Américas, Castro morreu aos 90 anos no dia 25 de novembro, em Havana. O anúncio foi feito na TV estatal pelo seu irmão e sucessor, Raúl Castro.

Comandante do levante guerrilheiro que derrubou a ditadura de Fulgêncio Batista em 1959, Fidel permaneceu no poder por 49 anos, até renunciar em favor de Raúl, em 19 de fevereiro de 2008.

O programa com o escritor e psiquiatra britânico Theodore Dalrymple, previsto para ser exibido nesta quinta (1º), será reagendado. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório