Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Monumentos ganham iluminação especial no Dia de Luta contra Aids

Cerca de 1.2 mil funcionários vão atuar nos três dias da campanha

Monumentos ganham iluminação especial no Dia de Luta contra Aids
Notícias ao Minuto Brasil

18:55 - 01/12/16 por Notícias ao Minuto Brasil

Brasil Rio de Janeiro

O Dia Mundial da Luta Contra a Aids será lembrado hoje (1º) em sete locais da cidade do Rio de Janeiro, que ganharão iluminação em vermelho, cor da campanha de luta contra a doença.

A ação vai ocorrer todas as noites até o próximo domingo. Os monumentos que serão iluminados são o Centro Administrativo São Sebastião, na Cidade Nova, o Monumento a Estácio de Sá, no Aterro do Flamengo, o Palácio da Cidade, em Botafogo, a Praça Paris, na Glória, a Praça Tiradentes, a Câmara Municipal do Rio, na Cinelândia, os Arcos da Lapa e o Cristo Redentor.

Na capital, a prefeitura iniciou a campanha “Teste, Trate, Viva Melhor", com foco nas clínicas da Família e nos centros municipais de Saúde do Rio, para conscientizar a população sobre a importância da testagem e prevenção contra o HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis, como a sífilis.

Cerca de 1.2 mil funcionários vão atuar nos três dias da campanha. Além dos exames, o cidadão receberá aconselhamento e informações sobre as formas de transmissão e de prevenção. Também serão distribuídos 25 milhões de preservativos.

Durante as cinco edições anteriores da Semana Carioca de Prevenção (de 2011 a 2015), foram realizadas 412.831 testagens de HIV e sífilis. Os testes podem ser feitos na unidades de saúde da prefeitura do Rio até esta sexta-feira (2), das 8h às 20h, e no sábado, das 8h ao meio-dia. É necessário apresentar documento de identidade. Os resultados estarão disponíveis em dez dias na unidade onde foi feita a coleta ou pela internet. Os testes também podem ser feitos durante todo o ano. Os endereços das unidades de saúde estão no site da prefeitura.

O último boletim epidemiológico, de 2015, divulgado ontem pelo Ministério da Saúde aponta que  827 mil pessoas vivem com o HIV no Brasil. Dessas, 715 mil estão diagnosticadas, 415 mil estão sendo acompanhadas e 411 mil estão com diminuição da carga viral. Com informações da Agência Brasil.

Leia também: Cientistas criam USB que detecta HIV e dá resultado em 20 minutos

Campo obrigatório