Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Daniel Ortega assume 4º mandato como presidente da Nicarágua

Desta vez, o político assumiu o poder com a sua esposa, a influente Rosario Murillo, como sua vice-presidente, algo inédito no país

Daniel Ortega assume 4º mandato
 como presidente da Nicarágua
Notícias ao Minuto Brasil

17:58 - 11/01/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Notícias do Mundo

O nicaraguense Daniel Ortega foi empossado nesta quarta-feira, dia 10, para seu quarto mandato como o presidente da Nicarágua, o terceiro consecutivo.

Desta vez, o político assumiu o poder com a sua esposa, a influente Rosario Murillo, como sua vice-presidente, algo inédito no país. Um casal ser empossado junto, como mandatário de uma nação e seu vice, só havia acontecido uma vez antes na América Latina, com Juán Domingo Perón e sua mulher Isabellita, na Argentina.

Na cerimônia de posse, que aconteceu na Plaza de la Revolución, na capital Manágua, compareceram os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro; da Bolívia, Evo Morales; e de Taiwan, Tsai Ing-wen, que está realizando uma viagem oficial à América Central.

Ortega e Murillo, da Frente Sandinista de Liberação Nacional (FSLN), venceram com facilidade as eleições de 6 de novembro do ano passado, que foi marcada, no entanto, com a falta de legendas de oposição na disputa e por uma abstenção histórica do país.

O presidente foi eleito pela quarta vez, com mais um mandato de cinco anos, com 71,5% dos votos e seu partido conquistou 71 das 92 cadeiras da Câmara unicameral.

Ortega ficou no poder na Nicarágua entre 1979 e 1990 e depois interruptamente a partir de 2007. (ANSA)

Campo obrigatório