Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

"Doença da urina preta" pode ter feito segunda vítima

Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) registrou a morte de outro homem com os sintomas do mistério mal

"Doença da urina preta" pode
ter feito segunda vítima
Notícias ao Minuto Brasil

06:19 - 12/01/17 por Notícias Ao Minuto

Brasil Bahia

A "doença da urina preta" pode ter feito a segunda vítima em Salvador, capital da Bahia. A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) registrou a morte de outro homem com os sintomas do mistério mal que causa fortes dores musculares e deixa a urina preta. A identidade da vítima foi preservada.

A morte foi confirmada pela Sesab na tarde desta quarta-feira (11). Como ocorrido com a possível primeira vítima, a secretaria informou que a Vigilância Epidemiológica da Bahia investiga a causa da morte. Até agora, a doença está sendo trata como "mialgia [dor] aguda a esclarecer", conforme esclarece o G1.

O primeiro óbito possivelmente ligado à enfermidade foi anunciado nesta terça-feira (10) e ocorreu no município de Vera Cruz, no último dia 31. O número de possíveis infectados na Bahia já chega a 52, segundo levantamento feito entre 14 de dezembro de 5 de janeiro deste ano. Conforme lembra o G1, até 30 de dezembro, era 30 o número de possíveis doentes. Os novos casos foram todos registrados em Salvador. Além da capital, há suspeita de um caso da doença em Lauro de Freitas.

Pesquisa

Pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) parecem estar perto de identificar a causa de uma doença que deixa a coloração da urina preta, cuja origem ainda é desconhecida. Os cientistas analisaram que os sintomas são semelhantes a casos ocorridos em países da Europa e no Japão causados pelo enterovírus ou pelo parechovírus.

"Já identificamos a família do vírus, e agora estamos trabalhando para sequenciar o material genético. Esse vírus não é fatal, mas pode levar à insuficiência renal. Por isso, é muito importante procurar o médico em caso de sintomas. A pessoa não deve, por exemplo, tomar antiinflamatório de jeito nenhum", declarou Gúbio Soares, do Laboratório de Virologia da UFBA.

De acordo com o Globo, manifestações parecidas, causadas pelo parechovírus, foram registradas em surtos no Japão, entre 2008 e 2014, França, entre 2008 e 2010, e Dinamarca, em 2014. O enterovírus é a causa de doenças como, por exemplo, a meningite viral em crianças.

Leia também: Presídios têm internos bebendo água de privada

Campo obrigatório