Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Confira truques culinários para cozinhar de forma mais saudável

De nada vale escolher os alimentos mais saudáveis quando não cozinhamos da forma correta

Confira truques culinários para cozinhar
de forma mais saudável
Notícias ao Minuto Brasil

14:53 - 17/02/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Dicas

Na hora de preparar uma refeição, não basta apenas optar pelos alimentos no seu estado mais natural ou ler com atenção os rótulos. Estas práticas são importantes, mas de nada valem quando a forma que se cozinha não é a mais indicada.

Leia também: 10 lanches protéicos para inserir na dieta

De acordo com a revista Self, existem vários truques que permitem cozinhar de uma forma saudável e sem que tudo se baseie em saladas ou legumes assados. E uma das formas é com a junção de um elemento nutricional.

Segundo a dietista Julieanna Hever, adicionar levedura aos pratos – como a levedura de cerveja – faz com que o valor nutricional aumente. As ervas aromáticas podem também resultar bem.

E por falar em ervas aromáticas, qual a melhor forma de temperar a proteína sem cair na tentação de recorrer ao sal? Usando vários temperos (desde ervas frescas a secas) e deixando o alimentos marinando durante algumas horas.

Trocar a proteína animal pelas leguminosas é outra forma de fazer uma refeição mais saudável e igualmente completa. Para quem não pretende tornar-se vegetariano, pode alternar o consumo de proteínas de origem animal com as de origem vegetal, revela a dietista. Trocar o arroz pela couve-flor é também uma alternativa na busca por uma dieta mais saudável.

Refogar os legumes é sempre uma excelente tentação, mas é importante perceber como atua a frigideira perante o calor. Se for anti-aderente, um pouco de azeite ou óleo de coco basta, mas se for daquelas que secam facilmente, o indicado é apostar na água. Ao invés de adicionar mais gordura sempre que a panela fica seca, ir pondo pequenas quantidades de água é a melhor saída, indica a Self.

E como as sobremesas são sempre bem-vindas, nada como trocar o açúcar refinado pelas versões mais saudáveis ou apostar na junção de frutas maduras, tâmaras ou canela.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório