Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Dieta japonesa é modelo para o mundo, diz ONU

Organização elege o Japão como exemplo global de alimentação saudável

Dieta japonesa é modelo para
o mundo, diz ONU
Notícias ao Minuto Brasil

04:45 - 19/05/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Nutrição

A Organização das Nações Unidas acaba de eleger o Japão como modelo global de dieta saudável. O diretor-geral da ONU para Alimentação e Agricultura (FAO), o brasileiro José Graziano da Silva, disse que o país asiático tem "o nível mais baixo de obesidade entre as nações desenvolvidas, menos de 4%".

Leia também: Caldo de cana pode turbinar seu treino; aprenda!

"É uma cultura alimentar única e saudável que inclui vegetais, frutas e peixes", afirmou. O objetivo da ONU é usar o exemplo japonês no combate a dietas inadequadas, que têm uma ligação direta com doenças crônicas como diabetes, câncer e ataques do coração e derrames.

“Devemos aprender com eles, principalmente, como equilibrar a alimentação com a nossa rotina (trabalho, atividade física, estresse), a disciplina do equilíbrio da vida”, orienta Adriana Miyuki Koizumi, nutricionista da rede de supermercados Hirota.

Dicas orientais

1 – Equilíbrio nutricional: dieta à base de vegetais (ricos em fibras e antioxidantes), arroz (excelente fonte de carboidratos), peixes e soja (grande fonte de proteína).

2 – Variação: consumo com preparações diversificadas (cozidos, ensopados, refogados, fritos, no vapor e cru) e variedade de alimentos (muitas frutas, legumes e verduras).

3 – Moderação: muitos usam a técnica chamada hara hachi bunme, que consiste em parar de comer quando estiver 80% satisfeito e não até ficar com a barriga estufada. Segundo estudos, o cérebro demora cerca de 20 minutos para registrar que o estômago está cheio.

4 – Pequenas porções: alimentos servidos em pequenas porções ficam mais bonitos à mesa e evitam a ingestão de grandes quantidades.

5 – Experiência alimentar: refeições devem ser coloridas e agradáveis para proporcionar um momento de prazer.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório