Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

São Paulo tem transtornos 'de verão' em maio chuvoso

A previsão é de que, embora a chuva seja mais amena neste sábado (20), uma nova frente fria traga chuva intensa (similar à de sexta) no domingo (21)

São Paulo tem transtornos 
'de verão' em maio chuvoso
Notícias ao Minuto Brasil

06:23 - 20/05/17 por Folhapress

Brasil Clima

A cidade de São Paulo registrou nessa sexta-feira (19) um volume de chuva digno dos anotados no verão. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), até esta sexta havia chovido na cidade cerca de 30 mm - aproximadamente um terço do acumulado do mês até então (96,8mm). A média histórica para maio é de 66,8 mm.

O meteorologista da Somar Meteorologia, Celso de Oliveira, diz que a previsão é de que, embora a chuva seja mais amena no sábado (20), uma nova frente fria traga chuva intensa (similar à dessa sexta) no domingo (21).

A partir de segunda-feira (22), o tempo seco deve voltar, fazendo com que temperaturas mais altas sejam novamente registradas, principalmente no período da tarde. As manhãs devem continuar mais frias.

No fim do mês, no entanto, a umidade vinda da Amazônia pelo oeste do Estado deve trazer mais chuva à capital.

Em algumas regiões de São Paulo, a quantidade de chuva foi ainda maior. No bairro do Jaguaré, na zona oeste, o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais) registrou 70 mm entre quinta (18) e sexta (19).

No ano passado, a cidade teve 105,7 mm de chuva em maio, segundo o Inmet, o maior registro para o mês desde 2005. Esse número, dizem os meteorologistas, deve ser ultrapassado neste ano.

TRANSTORNOSA chuvarada também trouxe problemas típicos de verão para o paulistano, como alagamentos, trânsito e queda de árvores. O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), ligado à Prefeitura de São Paulo, colocou toda a capital em estado de atenção para alagamentos, além das marginais e do centro, até às 11h43.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), também da prefeitura, registrou na manhã desta sexta 33 acidentes e 118 semáforos com problemas distintos, sendo 11 por falta de energia.

Já o Corpo de Bombeiros foi acionado em cinco ocorrências de queda de árvores na capital. Na região metropolitana, outras quatro quedas foram registradas. Não há registro de feridos, segundo a corporação.

Na rua Itapeva, na Bela Vista, região central de SP, uma árvore gigante tombou, atingindo quatro carros e uma moto. Ninguém ficou ferido.

LEIA TAMBÉM: No último dia, Enem já tem mais de 6,1 milhões de inscritos

Campo obrigatório