Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

9 dúvidas esclarecidas sobre sexo pós-parto

Afinal, é normal sentir o que você está sentindo?

9 dúvidas esclarecidas sobre sexo pós-parto
Notícias ao Minuto Brasil

21:01 - 24/06/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Maternidade

O momento do puerpério é muito delicado para muitas mulheres. Os dias seguintes ao parto são dias de adaptação, repletos de dúvidas, novas sensações e muitos conflitos internos, principalmente na retomada da vida sexual. Afinal, é normal sentir o que você está sentindo? Há algo de errado com seu corpo? O que você está sentindo é comum entre outras mulheres? Em quanto tempo o sexo volta ao normal?

Leia também: 18 alimentos afrodisíacos que ajudam a apimentar a relação

Para solucionar estas e outras dúvidas, o site UOL entrevistou Alberto Guimarães, ginecologista, obstetra e um dos criadores do programa Parto Sem Medo; Cecilia Pereira, ginecologista da All Clinik, do Rio de Janeiro (RJ); Cristina Carneiro, ginecologista e obstetra, de São Paulo (SP); Domingos Mantelli, ginecologista e obstetra, autor do livro “Gestação: mitos e verdades sob o olhar do obstetra” (Segmento Farma), e Vamberto Maia, ginecologista e especialista em reprodução humana assistida da Clínica Mãe, de São Paulo (SP), para desmistificar as nove maiores dúvidas das recém-mães.

1. A vagina não fica mais larga

A queixa sobre sentir a vagina larga é transitória, na maioria dos casos, afirmam os especialistas. Os fatores que podem influenciar uma maior frouxidão muscular são o número de gestações, lesões perineais e ganho excessivo de peso.

2. Quarentena deve ser respeitada

O tempo de resguardo serve tanto para partos normais quanto para cesarianas. Antes desse tempo, nada de sexo com penetração, para evitar que o colo se machuque, sangramentos e infecções.

3. Sexo sem penetração está liberado

A penetração, tanto vaginal quanto anal, está proibida, mas as outras saídas eróticas estão mais que permitidas: masturbação, sexo oral, massagens, amassos, banho mais quente, tudo está mais do que permitido e é, inclusive, ótimo para a retomada da vida do casal.

4. Sem libido

Mas se você não estiver sentindo vontade de fazer sexo, calma, que isto é absolutamente normal. Nem toda mulher sente vontade de transar durante o período, pois a avalanche de hormônios pode atingir a libido. O foco passa a ser o bebê e há quem queira dedicar o período de folga ao descanso e não ao sexo. Com o passar do tempo, a libido vai voltando ao normal,

5. Primeira vez costuma doer

Se você pensou que já tinha passado por isso uma vez para nunca mais, saiba que sua primeira vez vai, novamente, doer. Primeiro pelo tempo sem penetração, segundo porque a amamentação dificulta a lubrificação para muitas mulheres. Invista em preliminares, use lubrificante e consulte sua médica.

6. Pode ter sangue

Pode ser que você sangre um pouco quando voltar a fazer sexo. O orgasmo estimula a liberação deste sangue e isso é normal. Caso ele persista, tenha cheiro ou doa, consulte um médico para saber se não há risco de infecção.

7. Pode sair leite

Durante a transa, pode sair leite, pois o corpo libera ocitocina durante o orgasmo, o mesmo hormônio responsável por fazer o leite sair pelos seios. Não fique constrangida e, caso prefira, use sutiã.

8. É possível engravidar, sim

Na teoria, hormônios que produzem leite inibem a ovulação, principalmente para quem pratica a livre demanda e amamentação exclusiva, mas isso não é 100% confiável e pode ocorrer ovulação e retorno da menstruação. Para não correr riscos, é melhor adotar algum método contraceptivo. Converse com sua médica.

9. Tenha paciência

Paciência é a palavra certa durante este período. Não se cobre, nem julgue, pois não há nada de errado com você. Não queira ter o corpo que demorou nove meses se transformando em poucos dias. Não tenha em mente a recuperação irreal das celebridades, que voltam à forma em poucos dias, e relaxe. Curta seu bebê, pois o tempo passa rápido e logo, logo, curta suas descobertas.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório