Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

15 passos para lutar contra o envelhecimento

Todos nós vamos envelhecer, é um fato, mas é possível atrasar esse processo com simples gestos diários

15 passos para lutar contra o envelhecimento
Notícias ao Minuto Brasil

13:59 - 19/06/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Dicas

Embora o envelhecimento seja um processo natural do corpo humano, a rapidez com que ele se dá é uma consequência da vida moderna. O envelhecimento precoce é fruto do excesso de poluição, do estresse, das más escolhas alimentares, do sedentarismo e de hábitos perigosos para a saúde, como o consumo excessivo de álcool, o ganho de peso excessivo e o tabagismo. Mas, se por um lado os maus hábitos promovem um envelhecimento acelerado, por outro, as boas escolhas e as boas rotinas conseguem retardar este processo natural.

Travar o envelhecimento precoce é mais fácil do que parece e ,como mostra o site da revista Health, existem simples passos para conseguir. Eis alguns:

1 - Não usar canudos. O simples gesto de contrair os lábios para sugar uma bebida através do canudo acelera o aparecimento de rugas em torno da boca, explica a médica dermatologista Angela Lamb.

2 - Não fumar. 'O cigarro promove rugas", diz o dermatologista David Stoll, salientando que este hábito interfere na circulação sanguínea, o que por si só coloca a saúde em risco.

3 - Incluir antioxidantes na alimentação. Os alimentos ricos em antioxidantes, com a vitamina B e E, são importantes para a regeneração das células e para o bom estado da pele, pois protegem aquele que é o maior órgão do corpo humano de radicais livres. Além disso, os antioxidantes promovem uma melhor saúde cardiovascular.

4 - Dizer sim aos fermentados. De acordo com o médico Craig Kraffert, "os alimentos fermentados têm excelentes propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias". Um bom exemplo: kefir. 

5 - Apostar na proteína. Uma vez que a "proteína ajuda a construir e a manter a massa muscular, que tende a diminuir com a idade", a sua ingestão é fundamental para travar o envelhecimento precoce e, com isso, prevenir algumas das doenças mais comuns da velhice.

6 - Cortar de vez no consumo de açúcar. Seja no seu estado natural, refinado ou sob a forma de adoçantes (especialmente os químicos), o açúcar é um dos alimentos que mais promove o envelhecimento interno e externo.

7 - Usar fronhas de seda. Um dos fatores que mais contribui para o aparecimento de rugas é a almofada, isto, claro, se não escolher o tecido mais adequado. Diz a dermatologista Debra Jaliman que a seda ajuda o rosto a deslizar, sem deixar marcas.

8 - Dormir de barriga para cima. Parece um daqueles conselhos de senso comum, mas na prevenção do envelhecimento exterior, é, de fato, uma das formas mais eficazes.

9 - Gorduras? Sim, mas no prato. Os alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3 são bons aliados do envelhecimento natural, uma vez que promovem a saciedade, estimulam o bom funcionamento dos órgãos e promovem uma proteção cardiovascular.

10 - Tornar o exercício físico uma prioridade. A saúde física e mental ganha sempre com a prática de atividade física, algo que deve ser rotineiro e aliado a bons hábitos, sejam eles alimentares ou de beleza (como treinar sem maquiagem e hidratar bem a pele).

11 - Controlar o stress. Sabe aquelas rugas que aparecem na testa e aquelas olheiras que teimam em permanecer? Pois bem, culpe a incapacidade de lidar com o stress, uma condição que afeta ainda a saúde a vários níveis.

12 - Esfoliar a pele. Uma das melhores formas de limpar a pele por fora, deixando-a macia e nutrida é através da esfoliação, de preferência com cremes que sejam de origem natural e ricos em nutrientes. Contudo, destaca o dermatologista David Stoll, "esfoliação a mais é contraproducente".

13 - Diminuir o consumo de sal. A ingestão elevada de sódio promove uma maior retenção de líquidos que, por sua vez, facilitam o acúmulo de gordura.

14 - Beber muita água. Não beber água suficiente vai afetar o envelhecimento da pele, ao mesmo tempo que compromete o bom funcionamento do sistema imunológico.

15 - Lavar o rosto antes de ir para a cama. "A pele rejuvenesce durante a noite", diz a Olga Lorencin-Northrup, aconselhando que seja lavada antes de dormir não só para livrá-la de todas as impurezas, mas também para lhe dar 'espaço' para respirar.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório