Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Assange iniciará negociações com governo do Reino Unido

Fundador do WikiLeaks espera poder deixar embaixada do Equador

Assange iniciará negociações com 
governo do Reino Unido
Notícias ao Minuto Brasil

14:13 - 19/06/17 por Ansa

Mundo Wikileaks

O fundador do WikiLeaks, o australiano Julian Assange, deve iniciar em breve uma negociação direta com o governo do Reino Unido que pode permitir que o jornalista deixe o prédio da embaixada do Equador em Londres, onde vive como refugiado desde 2012.

De acordo com a imprensa local e com membros da equipe de Assange, o australiano teria até adiado um discurso que faria do balcão da embaixada para não comprometer as negociações. Os advogados de Assange disseram estar "otimistas" com a possibilidade de uma "solução que garanta o respeito das leis britânicas e da liberdade e dignidade" do jornalista.

Assange vive no prédio da embaixada equatoriana em Londres desde 2012, fugindo de um processo judicial na Suécia por crimes sexuais e pelo qual ele poderia ser extraditdo e até enviado aos Estados Unidos, onde é acusado de vazar dados sigilosos.

Mas a Procuradoria sueca arquivou a investigição no mês passado, o que abre uma possibilidade de Assange deixar a embaixada. O australiano sempre negou as acusações de estupro e se diz perseguido por ter revelados documentos secretos do governo norte-americano. (ANSA)

Campo obrigatório