Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Novo "JN" estreia com estrutura de 1370m² e vidro de 15m de curva

O projeto da nova redação procurou facilitar a integração entre as diversas equipes

Novo "JN" estreia com estrutura de 1370m² e vidro de 15m de curva

Notícias ao Minuto Brasil

07:50 - 20/06/17 por Notícias Ao Minuto

Fama Lançamento

Após anos de promessa, o "Jornal Nacional" inaugurou, na noite desta segunda-feira (19),  novo estúdio no centro do recém-inaugurado prédio da Redação de Jornalismo no Rio de Janeiro.

O projeto da nova redação procurou facilitar a integração entre as diversas equipes. A partir de agora, o coração do programa está reunido em um único local, garantindo maior integração entre as equipes, eficiência nos fluxos de informação e agilidade na produção para diversas plataformas.

Iniciada no final de 2014, a construção faz parte do complexo localizado no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, e possui 3.405 m² de área construída, segundo o jornal Extra.

“Nosso primeiro compromisso é com o jornalismo e é significativo que, no auge de um período crítico da vida nacional, estejamos inaugurando um moderno estúdio de jornalismo na Globo”, disse Roberto Irineu Marinho, presidente do Grupo Globo, durante a inauguração do prédio, na tarde desta segunda-feira.

Com a nova estrutura, a redação passa a ter o dobro do tamanho da anterior, com 1.370m² ocupados por 189 postos de trabalho, 18 ilhas de edição, três de pós-produção, duas cabines de locução e salas de reunião. No centro, está localizado o novíssimo estúdio do "Jornal Nacional", com tecnologia de ponta e totalmente integrado à redação. “O estúdio do JN, que é a estrela, é visualmente bonito, mas ele não é algo só para ser visto, é para ser usado. Tudo que encantará informará ao mesmo tempo. Esse é o grande passo que a gente está dando”, explicou o diretor-geral de Jornalismo, Ali Kamel.

Tecnologia

O vidro de 15 metros em curva, atrás da bancada dos apresentadores, foi desenvolvido exclusivamente para o cenário. O material garante a perfeita visão da redação em atividade e está revestido por uma película PDLC, que escurece sincronizada a nove projetores a laser para permitir imagens de excelente qualidade.

Uma tela de LED retrátil de grandes proporções no fundo da redação – com 16 metros de largura, três de altura e cerca de três toneladas – faz com que os recursos gráficos do estúdio ganhem efeito 3D e as artes projetadas possam ser vistas por diferentes perspectivas, de acordo com a movimentação das câmeras. 

Outro trunfo do novo estúdio são as quatro câmeras adaptadas especialmente para o projeto: duas robóticas, uma câmera de trilho de chão, que se desloca em curva acompanhando a linha do cenário, e uma câmera de trilho aéreo, que permite uma visão ampla da redação.

Dois braços robóticos, utilizados pela indústria automotiva, foram adaptados para receber duas câmeras que se movimentam em nove eixos, em trajetórias pré-fixadas ou guiadas, por sensores, pelos movimentos dos apresentadores.

“Fiquei encantado quando entrei pela primeira vez no cenário. É emocionante ver o que estava em um projeto gráfico se consumar numa obra física, muito bonita e impactante”, complementou o editor-chefe e apresentador William Bonner.

Outro destaque da nova redação é a sala de partida, que funciona como um centro de apuração e monitoramento dos acontecimentos do Rio de Janeiro, abastecendo ainda o "Jornal Nacional" e o "Bom Dia Brasil" com informações do Brasil e do mundo. Por um grande video wall é possível monitorar em tempo real agências internacionais de notícias, canais internacionais e nacionais de relevância e todos os sinais de equipes externas em trabalho no Rio. É feita aí também a escuta digital, que captura o que acontece nas redes sociais.

Dos estúdios de São Paulo, que também privilegiam a interação das equipes, continuarão saindo "Jornal Hoje", "Jornal da Globo", "Hora 1", "Profissão Repórter", "Globo Rural", "Bem Estar" e "Como Será?". "Fantástico" tem seu estúdio e redação próprios, assim como o "Globo Repórter" – estes dois no Rio de Janeiro.

Leia também: Nem nos hospitais as celebridades dispensam uma foto

Receba as notícias dos famosos, novelas, BBB e outros reality shows.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de actores, actrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório