Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Tiririca pagará indenização por usar hit de RC em campanha

O humorista fez paródia de "O Portão" em propaganda política para reeleição no ano de 2014

Tiririca pagará indenização por usar hit de Roberto Carlos em campanha

Notícias ao Minuto Brasil

02:00 - 17/07/17 por Notícias Ao Minuto

Fama Decisão Judicial

Tiririca surgiu na campanha eleitoral de 2014 caracterizado de sósia do cantor Roberto Carlos. Até aí tudo bem. No entanto, o comediante e então candidato, alterou a letra da canção "O Portão", de Roberto e Erasmo Carlos em sua propaganda política.

Três anos depois, o agora deputado federal Tiririca (PR-SP) é condenado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) a pagar uma indenização pelo uso da música.

+ Músicos oferecem R$ 5 mil por notebook com canções inéditas roubado

Na campanha, o comediante alterou os versos da música. Em vez de “Eu voltei, agora pra ficar… Porque aqui, aqui é o meu lugar”, Tiririca cantou “Eu votei, de novo vou votar… Tiririca, Brasília é seu lugar”.

Decisão

O TJ-SP concordou com os argumentos da EMI Songs, dona dos direitos autorais da obra e autora da ação. Os desembargadores consideraram que a propaganda não usou a canção para fins humorísticos ou culturais, mas para, exclusivamente, angariar votos, segundo o site RD1.

“(A composição) teve sua letra e melodia amplamente conhecidas alteradas, distorcidas, com o nítido propósito de angariar vantagem ao então candidato em sua propaganda eleitoral”, afirma o texto assinado pelos desembargadores.

A defesa do deputado se defendeu dizendo que o então candidato e seu partido não precisariam pedir autorização prévia para a EMI Songs ou pagar pelo uso do material. “É uma paródia. O fato de ser uma propaganda eleitoral não muda isso. O importante é que não foi utilizada a letra da música”, alega.

De acordo com a Folha de S. Paulo, o advogado de Tiririca e do PR, Ricardo Vita Porto, entrará com recurso contra a decisã. Já o advogado da EMI, José Diamantino, disse que a paródia foi uma afronta e que "dava a impressão de que o Roberto apoiava o candidato".

Na eleição de 2014, Tiririca acabou se reelegendo com mais de 1 milhão de votos. 

Receba as notícias dos famosos, novelas, BBB e outros reality shows.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de actores, actrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório