Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Conheça as 10 economias que crescem mais rápido em 2017

Países da Ásia e África dominam a lista

Conheça as 10 economias que crescem
mais rápido em 2017
Notícias ao Minuto Brasil

16:39 - 16/07/17 por Notícias Ao Minuto

Economia PIB

Um levantamento do Banco Mundial (Bird - Bird Global Economic Prospects, perspectivas econômicas globais em português) aponta que países da Ásio e África estão crescendo mais do que outros. O Produto Interno Bruto (PIB) dessas nações crescerá neste ano a taxas entre 6,9% e 8,3%. Enquanto isso, a média mundial ficará em torno de 2,7%. No Brasil, a estimativa é de alta de 0,3%.

Veja os países listados pela BBC Brasil que terão um bom desempenho neste ano.

1. Etiópia

O país africano está no topo da lista de previsão de crescimento, com alta do PIB estimada em 8,3%.

2. Uzbequistão

O Uzbequistão deve crescer 7,6% neste ano, segundo a previsão. Ele é o único país da Ásia Central que aparece no top 10, e o sétimo maior produtor de algodão do mundo.

3. Nepal

A expectativa é que em 2017 o PIB nepalês avance 7,5%, graças a uma temporada favorável de chuvas.

4. Índia

O Bird indica que a Índia alcançará uma taxa de 7,2%, graças ao aumento do investimento em infraestrutura e dos gastos públicos em geral.

5. Tanzânia

A previsão é de que o PIB da Tanzânia cresça 7,2% em 2017. O país vai crescer apoiado por mais investimentos públicos, um forte setor de serviços e pela recuperação da produção agrícola, segundo o Banco Mundial.

6. Djibouti

Localizado no nordeste da África, Djibouti é, ao lado da Etiópia, um dos dois países na lista que não ficam na Ásia. O Banco Mundial estima seu crescimento para 2017 em 7%.

7. Laos

Como destacaa BBBc, Laos tem sido uma das economias que mais crescem na região da Ásia-Pacífico nas últimas décadas. O crescimento médio do PIB é de 8%. Para 2017, o Banco Mundial estima que o PIB aumente 7%.

8. Camboja

O país do Sudeste Asiático conquistou o status de país com renda de classe média-baixa em 2015. Em 2017, deverá registrar um aumento de 6,9% do PIB, graças à exportação de vestuário e ao crescimento do turismo.

9. Filipinas

De acordo com o levantamento, o PIB do país do leste asiático deverá crescer 6,9% em 2017. Um plano de desenvolvimento nacional foi aprovado para o período 2017-2022 e prevê um aumento substancial nos gastos públicos.

10. Myanmar

Este é um dos países com o maior território e menor densidade populacional do Sudeste Asiático. Localizado estratégicamente entre duas das economias mais dinâmicas do mundo - China e Índia - Myanmar é um polo comercial na região. O Banco Mundial estima que a economia de Myanmar crescerá 6,9% em 2017.

A China não está na lista, mas a previsão é de que a segunda maior economia mundial registre alta de 6,5% do PIB.

Campo obrigatório