Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Macron se diz 'preocupado' com tensão entre EUA e Pyongyang

A Coreia do Norte disse que transformará os EUA em 'cinzas'

Macron se diz 'preocupado' com tensão entre EUA e Pyongyang
Notícias ao Minuto Brasil

15:10 - 12/08/17 por Ansa

Mundo França

O presidente da França, Emmanuel Macron, disse estar "preocupado" perante o agravamento da ameça balística e nuclear procedente da Coreia do Norte, informou um comunicado divulgado neste sábado (12) .    No texto, o mandatário francês apela "à responsabilidade de todos e para evitar qualquer escalada de tensão". Além disso, em seu julgamento, as ameaças prejudicam "a preservação da paz e da segurança internacional".   

"A comunidade internacional deve agir de forma coordenada, firme e eficaz, como acaba de fazer o Conselho de Segurança [das Nações Unidas], para que a Coreia do Norte retome incondicionalmente a via do diálogo", disse Macron.   

A presidência ainda considerou que isto "delineia uma ameaça séria sobre a segurança" dos países vizinhos e sobre "a perenidade do regime internacional de não-proliferação nuclear".   

+ Atentado mata 11 e fere 30 no Paquistão

A França também salientou que pede à Coreia do Norte que "cumpra sem demora as suas obrigações internacionais e proceda o desmantelamento completo, verificável e irreversível dos seus programas nucleares e balísticos".   

No comunicado, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não foi citado de forma direta. (ANSA)

Campo obrigatório