Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Javalis matam 15 mil ovelhas e tiram o sono de ruralistas no RS

Governo do estado desenvolveu plano para tentar controlar o crescimento da população do animal

Javalis matam 15 mil ovelhas e tiram o sono de ruralistas no RS
Notícias ao Minuto Brasil

21:45 - 12/08/17 por Notícias Ao Minuto

Brasil peste

O crescimento da população de javalis no interior do Rio Grande do Sul vem tirando o sono de agricultores, pecuaristas e do governo. No final do ano passado, a Federação da Agricultura do estado divulgou estudo segundo o qual os animais foram responsáveis pela morte de 15 mil ovelhas - além de dizimar rebanhos, os porcos selvagens destroem plantações e carregam bactérias e vírus.

Leia também: Cariocas fazem'esfihaço' em apoio a sírio hostilizado em Copacabana

Para tentar combatê-los, o governo gaúcho criou o Plano Estadual de Controle do Javali e Suídeos Asselvajados, que conta com a participação de 14 representantes. A principal forma para o controle do animal é o abate, liberado em qualquer quantidade pelo Ibama.

De acordo com o jornal Correio do Povo, o plano colocou prazo de cinco anos para o controle dos javalis mas avalia que a eliminação é impossível.

“Vamos captar dados com as ações que serão implementadas, como um aplicativo que se pretende disponibilizar para que produtores e agentes de manejo possam fornecer informações de localização, atuação e abate do porco selvagem”, explicou à publicação a chefe do setor de Fauna da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), Thaís Michel.

Campo obrigatório