Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Tribunal de Justiça abre exposição de processos judiciais históricos

A mostra que estreia às 14h nesta segunda-feira

Tribunal de Justiça abre exposição de processos judiciais históricos
Notícias ao Minuto Brasil

14:42 - 13/08/17 por Folhapress

Brasil São Paulo

A história de São Paulo e do Brasil poderia ser contada com a ajuda de processos judiciais que marcaram época? A mostra que estreia às 14h nesta segunda-feira (14) no Palácio da Justiça, no centro de São Paulo, aponta que a resposta é sim.

Leia também: Mega-sena não tem vencedores e prêmio acumula em R$ 7 milhões

A exposição "Do Papel à Era Digital", organizada pelo TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), conta com 29 processos classificados como de importância histórica e valor permanente. A partir dela, o visitante percorre fatos históricos e jurídicos que nortearam os rumos do Brasil, ao mesmo tempo em que consegue relacionar esse contexto com os processos selecionados.

Entre os casos selecionados estão ações sobre as revoluções de 1924 e 1932, casos da escravatura, processos que discutiram os lamentáveis incêndios nos edifícios Joelma (1974) e Andraus (1972), a morte do jornalista Vladimir Herzog (1975), entre outros. Figuras históricas como a Marquesa de Santos e Peixoto Gomide também figuram entre os processos da mostra.

Os processos em exposição não podem ser manipulados, mas o conteúdo está acessível por meio dos chamados QR Codes - basta ter um aplicativo de leitura desses códigos no celular.

A exposição fica no Salão dos Passos Perdidos do Palácio da Justiça (Praça da Sé, s/nº) até 25 de agosto e poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h30. A entrada é gratuita. Com informações da Folharpess. 

Campo obrigatório