Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

6 formas naturais de atenuar a sinusite

A sinusite caracteriza-se pela sensação de pressão ou dor facial e pela redução ou perda de olfato, interferindo diretamente na qualidade de vida

6 formas naturais de atenuar a sinusite
Notícias ao Minuto Brasil

13:57 - 30/08/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Alergia

A sinusite é uma inflamação com origem nas cavidades ósseas do rosto (ao redor ao nariz, nas maçãs no rosto e próximo dos olhos) e que pode ter origem numa alergia ou ser causado por uma infecção por fungos, bactérias ou vírus. A infecção respiratória, o desvio do septo nasal, um trauma facial e as doenças autoimunes são também possíveis trampolins para este problema.

A sinusite caracteriza-se pela sensação de pressão ou dor facial e pela redução ou perda de olfato, interferindo diretamente na qualidade de vida. Dores de cabeça, nos ouvidos, maxilares e dentes podem ser também comuns em episódios de sinusite, assim como tosse, garganta inflamada e mau hálito.

+ Meningite: conheça sintomas e prevenção

Apesar de se tratar de um problema crônico e de o tratamento passar, sobretudo, pela ingestão de medicamentos, existem formas naturais de atenuar as dores causadas pela sinusite, segundo o site Food Matters.

Recorrer aos óleos de orégano ou eucalipto pode ser uma boa solução, especialmente se forem aplicados em água quente e usados no banho, ou inalados. Para quem pretende aliviar a pressão e a mucosa acumulada, as soluções salinas são também uma alternativa, até porque se assumem como uma forma eficaz de reduzir o risco de infecção e, assim, frear um possível agravamento do problema.

Como acontece com qualquer outro problema de saúde, a alimentação tem também um papel determinante na vida de quem sofre de sinusite. Uma vez que este problema pode estar associado a doenças autoimunes e a alergias, não há nada melhor do que apostar numa alimentação que reforce o sistema imunológico, isto é, que seja rica em vitaminas, minerais e produtos de origem vegetal.

A vitamina C é um dos principais aliados, assim como a pimenta. Segundo o site, a pimenta caiena ou o gengibre quente ajudam a desobstruir as vias nasais.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório