Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Torcedora do Bahia denuncia racismo em montagem com gremistas

Negra, Edna Matos está junto à filha em foto colocada acima de outra com cinco torcedoras brancas do Grêmio, que circula pelas redes sociais com a legenda 'Ainda tem gente que acha que time é tudo igual'

Torcedora do Bahia denuncia racismo em montagem com gremistas
Notícias ao Minuto Brasil

15:06 - 30/08/17 por Notícias Ao Minuto

Brasil Polémica

Vítima de uma montagem que compara torcedoras de Bahia e Grêmio, a baiana Edna Matos desabafou após tomar conhecimento da viralização da imagem pelas redes sociais. Negra, ela fala em racismo, xenofobia e machismo na montagem que coloca a ela e a filha acima de uma foto com cinco gremistas brancas - a publicação circula com a legenda "Ainda tem gente que acha que time é tudo igual”.

Leia também: Escritório da Presidência na Avenida Paulista é ocupado por índios

“Não tem essa questão de beleza, quem acha isso não está enxergando ou não quer enxergar. Ali está embutida a ideia de que uma raça é mais bonita que a outra, que o nordestino é feio, pobre, inferior e preto, em sua grande maioria… e também o machismo, como se a mulher servisse só para enfeitar a torcida e não para torcer por um time", disse à revista Veja.

“O racismo no Brasil até o advento das redes sociais era velado, e hoje ele é camuflado. As pessoas se escondem atrás de um anonimato para destilar seu preconceito. Antes, quando tinha de ser cara a cara, as pessoas não falavam abertamente, mas a gente identificava nos gestos, no trato com as pessoas", prosseguiu.

Edna diz ainda que as gremistas também são vítimas, pois duvida "que elas tenham autorizado o uso daquela foto". 

Campo obrigatório