Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

MPF investiga massacre de índios em tribo isolada na Amazônia

18 a 21 indígenas 'teriam sido atacados e assassinados', diz líder do grupo

MPF investiga massacre de índios em tribo isolada na Amazônia
Notícias ao Minuto Brasil

22:14 - 08/09/17 por Notícias Ao Minuto

Justiça Warikama Djapar

Dez membros de uma tribo indígena isolada no extremo oeste do estado do Amazonas teria sofrido um suposto massacre por garimpeiros ilegais qua atuam na região. O Ministério Público Federal (MPF) do Amazonas está investigando o caso.

+ PM é preso após matar mulher de 29 anos no interior de SP

Adelson Kora Kanamari, líder da tribo Warikama Djapar, que fica no Vale do Javari, na fronteira com o Peru, disse à "Amazônia Real" que 18 a 21 indígenas "teriam sido atacados e assassinados". A ONG Survival informou ao site "Correio do Povo" nesta sexta-feira (8) que dois garimpeiros foram presos.

"Caso tais relatos sejam confirmados, o Presidente Michel Temer e seu governo possuem uma grande responsabilidade por este ataque genocida", a ONG, que também critica os cortes no orçamento da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Os invasores "são fazendeiros, caçadores, garimpeiros. Muitos isolados estão sendo mortos, mas não sabemos ao certo as datas e nem o número exato de mortos", afirmou Kanamari à "Amazônia Real".

Regularizado em 2001, o Vale do Javari tem 8,5 milhões de hectares e uma população de cerca de 7.000 habitantes, segundo informações da Funai.

Campo obrigatório