Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Furacão Irma já tocou o extremo Sul da Flórida

Ilha de Key West foi atingida por ventos de 215 km/hora, indicou o Centro de Furacões norte-americano (NHC)

Furacão Irma já tocou o extremo Sul da Flórida
Notícias ao Minuto Brasil

08:55 - 10/09/17 por Lusa

Mundo EUA

O furacão Irma chegou forte, neste domingo (10), à ilha de Key West, no extremo Sul da Flórida, com ventos de 215 km/hora. Conforme o Centro de Furacões norte-americano (NHC), o "muro do olho" do furacão - onde os ventos são mais fortes - tocou a ponta Sul do arquipélago, em categoria 4.

Segundo comunicado, divulgado às 11:00 TMG (8h do Brasil), o Irma, desloca-se lentamente para a costa Oeste continental a 15 km/h. O furacão, o mais poderoso registrado no Atlântico, fez até agora pelo menos 25 mortos durante a passagem pelo Caribe.

Depois de cair da categoria 5 até a 3, o fenômeno voltou à penúltima intensidade 4 (numa escala de 5) ao aproximar-se da Flórida. A estimativa é que 430 mil casas estejam sem eletricidade e 6,3 milhões tenham deixado o estado. 

+ Caçadores de furação registram imagens do olho do Irma

Cerca de 600 norte-americanos que estavam nas ilhas de Saint Martin e Saint Thomas, no Caribe, e que foram afetados pela passagem do furacão, foram transportados, neste domingo (10), para Porto Rico. O governador Ricardo Rosselló disse que "respondeu a este apelo não só como gesto de solidariedade, mas porque, como território norte-americano, a ilha é o ponto mais próximo para uma resposta imediata a esta emergência". Com informações da Lusa. 

Campo obrigatório