Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Hamilton aproveita largada caótica e vence em Cingapura; Massa é 11º

Com a vitória, o britânico abre 28 pontos de vantagem para Sebastian Vettel no Mundial de Pilotos: 263 a 235. A terceira colocação é de Valtteri Bottas, com 212.

Hamilton aproveita largada caótica e vence em Cingapura; Massa é 11º
Notícias ao Minuto Brasil

11:35 - 17/09/17 por Folhapress

Esporte Fórmula 1

Uma largada caótica colocou o título do Mundial de Pilotos mais próximo de Lewis Hamilton. Contando com o abandono de Sebastian Vettel, o britânico da Mercedes liderou de ponta a ponta e conquistou uma improvável vitória no GP de Cingapura, neste domingo (17). A série de incidentes fez com que a prova terminasse no relógio - pelo regulamento, uma corrida não pode ultrapassar as duas horas de duração.

A improbabilidade da vitória se dava pelo fato de as Mercedes terem sido mais lentas que Red Bull e Ferrari durante todo o final de semana. A segunda colocação da prova ficou com Daniel Ricciardo (Red Bull), e Valtteri Bottas (Mercedes) completou o pódio. Com uma estratégia confusa, Felipe Massa ficou fora da zona de pontuação e terminou na 11ª posição.

Com a vitória, Hamilton abre 28 pontos de vantagem para Sebastian Vettel no Mundial de Pilotos: 263 a 235. A terceira colocação é de Valtteri Bottas, com 212.

+ Pelé pediu R$ 1 milhão para ir à inauguração de museu sobre a vida dele

A próxima etapa do Mundial de Fórmula 1 acontecerá na Malásia. O GP está marcado para o dia 1º de outubro, às 4h (de Brasília). Com a liderança caindo em seu colo, Lewis Hamilton ditou as ações da corrida. À frente de Daniel Ricciardo durante todo momento, o britânico em nenhum instante chegou a ver sua vitória ameaçada.

Nem mesmo quando a confortável vantagem caiu para 0,7 segundos por causa da entrada de um safety car, Hamilton permitiu um ataque de Daniel Ricciardo. Quando o australiano anotava a melhor volta, o britânico da Mercedes tratava de responder na mesma moeda na volta seguinte.

O momento decisivo da corrida aconteceu logo na largada. Saindo na quarta posição, Kimi Raikkonen colocou de lado para passar Verstappen. Ao perceber a aproximação do finlandês, o holandês da Red Bull levou seu carro ligeiramente para a esquerda, ocasionando a batida. O choque entre os dois deu prejuízo para o então líder da prova Sebastian Vettel, que acabou atingido e teve seu bico danificado.

Com dificuldades por causa do acidente, Vettel perdeu o controle poucos metros depois e terminou de quebrar o bico de sua Ferrari. O alemão ainda tentou levar o carro para o boxe, mas teve que abandonar a prova.

Fora da corrida depois de ter feito a pole position, Sebastian Vettel demonstrava completa decepção durante as entrevistas para a imprensa. "Eu não vi muito. Vi Max e logo depois vi Kimi batendo na minha lateral e Max em algum lugar", disse à "Sky Sports".

Ao saber que teria que abandonar a prova, Vettel pediu desculpas à equipe. "Grandes danos, pare o carro. Pare o carro", avisou o engenheiro. "Você tem certeza?", questionou Vettel. "Sim, pare o carro agora", respondeu. "Desculpe, rapazes. Desculpe. Realmente, desculpe", terminou o alemão.

A corrida de Felipe Massa foi para esquecer. Largando no final do pelotão, em 17º, o brasileiro apostou na continuidade dos pneus de chuva extrema em sua parada em safety car. Um erro de estratégia da Williams que cobraria um preço caro. Com a pista secando cada vez mais, o brasileiro passou a ser pressionado pelos rivais e ficando cada vez mais longe da chance de pontuar.

Em um espaço de oito voltas, Massa parou nos boxes mais duas vezes. Na 18, colocou pneu intermediário. Depois, foi o segundo piloto do grid a arriscar o ultra macio, o "pneu certo", como avaliou o brasileiro ao ser questionado pela Williams pelo rádio após a troca.

No decorrer da corrida, Massa ainda fez mais duas paradas nos boxes, o que dificultou ainda mais sua chegada nos pontos. Com o safety car gerado pelo acidente de Ericsson, o brasileiro chegou a colar em Esteban Ocon, 10º colocado, mas não conseguiu a ultrapassagem e terminou na 12ª posição.

O acidente na largada colocou a liderança no colo de Lewis Hamilton. Com um rendimento pior do que Red Bull e Ferrari nos treinos, o britânico viu no abandono de Vettel a chance de abrir vantagem no campeonato. E o tricampeão foi seguindo a cartilha: melhor volta seguida de melhor volta e controle da vantagem para Daniel Ricciardo.

A primeira ameaça à liderança de Hamilton veio na volta 25. Nesse momento, a chuva ia embora e deixava uma dúvida na cabeça das equipes: era a hora de colocar pneu de pista seca? Enquanto a questão seguia, Hamilton seguia fazendo voltas rápidas com seus pneus intermediários. O britânico fez a troca apenas quando Daniel Ricciardo decidiu fazer, mantendo uma vantagem superior a 12 segundos.

Mas todo o trabalho de Hamilton se perdeu na volta 39. Foi nela em que Marcus Ericsson bateu sozinho e obrigou a entrada do safety car na pista. Com isso, a diferença caiu para apenas 0,7 segundos. Pelo rádio, Hamilton criticou a decisão da entrada do safety car. "Não há motivo para isso". Com informações da Folhapress.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório