Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Espaçonave da NASA vai alterar trajeto para encontrar asteroide

Este programa visa permitir que os cientistas estudem o material para compreender um pouco mais sobre a órbita terrestre

Espaçonave da NASA vai alterar trajeto para encontrar asteroide
Notícias ao Minuto Brasil

07:00 - 20/09/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Manobra

A NASA vai realizar nesta sexta-feira (22) uma manobra com a sua espaçonave OSIRIS-REx, quando ela estiver sobrevoando a região do Polo Norte. O objetivo é direcionar o veículo para o espaço a fim de que ele possa finalmente partir ao encontro de um asteroide.

De acordo com o portal TecMundo, o grande objetivo desta missão é fazer com que o veículo espacial chegue ao asteroide Bennu e retire dele a maior amostra de material de asteroide já obtida até então.

Este programa visa permitir que os cientistas estudem o material para compreender um pouco mais sobre a órbita terrestre. Isso porque o Bennu está relativamente próximo de nosso planeta e descreve um trajeto em torno do Sol bastante semelhante ao nosso, tendo como diferença apenas uma inclinação de 6° em relação à órbita terrestre.

+ Nasa inicia preparação para caminhadas espaciais em outubro

Desde que foi lançada, em 2016, a OSIRIS-REx realizava um trajeto pouco distante da Terra, por isso ela terá seu caminho desviado a fim de que possa se aproximar do asteroide e, se tudo correr bem, cumprir a sua missão. Para alterar a órbita do veículo, a NASA vai utilizar uma técnica conhecida como gravidade assistida.

A OSIRIS-REx se aproximará da Terra a uma velocidade de 30.500 km/h, que depois será reduzida para 17.700 km/h quando ela se aproximar da Antarctica, às 13h52 (horário de Brasília). Nesse momento, a NASA perderá contato com o seu veículo e as comunicações devem ser reestabelecidas apenas 50 minutos depois.

Campo obrigatório