Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

5 efeitos inesperados da dieta paleo

Imitar a alimentação dos nossos antepassados pode trazer alguns riscos à saúde

5 efeitos inesperados da dieta paleo
Notícias ao Minuto Brasil

13:57 - 13/10/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde

A dieta paleolítica é uma das dietas da moda. Trata-se da imitação da dieta dos nossos antepassados, que exclui qualquer alimento processado ou industrializado, açúcar, laticínios, cereais, leguminosas e batata. Na prática, a dieta paleolítica é feita à base de proteínas animais, gorduras naturais (como o abacate), oleaginosas, sementes e frutos e vegetais da época.

Apesar de ser vista como uma das deitas que mais promove a perda de peso, são vários os riscos associados a esta dieta, segundo os especialistas, uma vez que restringe grupos alimentares e priva o organismo de alguns nutrientes importantes.

De acordo com a revista Women's Health dos Estados Unidos, a médica Lisa Young aponta a falta de energia como uma das consequências mais comuns e perigosas da dieta paleo, que não permite a ingestão de carboidratos complexos (como cereais) e de alguns alimentos energéticos, como as leguminosas.

Para a especialista, este regime alimentar pode ainda levar à perda de apetite (sendo, por isso, associado à perda de peso) e ao mau hálito, uma vez que sem carbos o corpo começa a queimar mais gordura para ter energia, iniciando a cetose, um processo que provoca algumas alterações no corpo, incluindo o odor.

Os níveis do colesterol LDL (ruim) também podem aumentar por causa da grande ingestão de proteínas de origem animal, em particular de carnes vermelhas. Por fim, diz a médica, também os episódios de diarreia podem ser mais comuns neste tipo de dieta que, apesar de ser pobre em fibra, leva o organismo a reagir de forma inesperada à ausência de carboidratos complexos, como os cereais integrais.

Contudo, é importante salientar que os efeitos da dieta paleo variam de pessoa para pessoa e das escolhas alimentares feitas diariamente.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório