Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Com reformas, PIB pode chegar a 4% em 3 ou 4 anos, diz Meirelles

Última previsão do Banco Central para 2018 é de crescimento de 2,4%

Com reformas, PIB pode chegar a 4% em 3 ou 4 anos, diz Meirelles
Notícias ao Minuto Brasil

06:37 - 13/10/17 por Folhapress

Economia Expectativa

Em um seminário a investidores em Washington, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse nesta quinta (12) que o PIB do Brasil pode chegar a 4% "em três, quatro anos" se reformas macroeconômicas, como a da Previdência e a tributária, forem aprovadas.

"Esperamos que o PIB potencial possa chegar a 4% com reformas, o que é bem viável", afirmou, a um público de cerca de 50 pessoas, no seminário do Instituto de Finanças Internacionais.

A última previsão do Banco Central para 2018 é de crescimento de 2,4%. O FMI (Fundo Monetário Internacional) se mostrou bem menos otimista, em sua projeção divulgada na última terça: 1,5% para o próximo ano. A reticência do FMI sobre a previsão de 2018 tem por base "a fraqueza contínua no investimento e o aumento da incerteza política e de políticas".

Meirelles havia afirmado na quarta que acha um "bom número" para 2018 o crescimento de 3%, estimado por "muitos analistas" no mercado. Aos investidores, ele repetiu esse número nesta quinta.

+ Reservas de hotéis na Catalunha caem 50% após plebiscito

"O nosso cenário base, que ainda está no orçamento, é um crescimento de 2% em 2018, mas já existem diversos analistas e economistas com previsões de crescimento maiores, até de 3% ou mais no ano que vem. Eu chamaria de um cenário otimista, mas é um cenário possível."

Aos jornalistas, depois o ministro disse ser possível chegar ao índice de 4% com reformas macro e microeconômicas. "Isso evidentemente depende de aprovação não só das reformas macroeconômicas, por exemplo a reforma da previdência e a tributária, mas também de toda uma série de reformas microeconômicas", afirmou. "Algumas delas já foram aprovadas, como, por exemplo, a taxa de longo prazo para o BNDES."

Segundo o ministro, o país está "indo nessa direção" dos 4%. "A inflação nos últimos 12 meses está nos índices mais baixos da história recente, de 2,5%, e a taxa de juros real sobre a inflação de um ano também está nos níveis mais baixos da história", disse. "Tudo isso mostra que a política econômica brasileira está funcionando em todas as áreas."

Ao ser questionado sobre qual seria o risco da economia global hoje, Meirelles disse que um atraso do Fed (Federal Reserve, banco central americano) e do Banco Central europeu na normalização das políticas monetárias poderia levar a uma bolha nos mercados de ativo internacional, cujo rompimento poderia gerar um tipo de crise.

"Isso é um risco que todos devem prestar a atenção. Evidentemente que o Fed está atento a isso e anunciando uma normalização da política monetária, e não acredito que isso seja o cenário provável", afirmou. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório