Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ex-melhor jogador do mundo, Weah lidera eleições na Libéria

Ex-atacante tem 4040% dos votos, contra 30% de seu oponente

Ex-melhor jogador do mundo, Weah lidera eleições na Libéria
Notícias ao Minuto Brasil

11:42 - 13/10/17 por Ansa

Mundo Na política

Melhor jogador do mundo em 1995, o ex-atacante George Weah, da coligação Mudança Democrática (CDC, na sigla em inglês), lidera a disputa eleitoral para a Presidência da Libéria, segundo informações da Comissão Nacional de Eleições (NEC) do país africano.

+ Doria e Sala reforçam pedido de extradição de Battisti

Weah está à frente em 11 dos 15 condados do país, enquanto seu principal oponente, Joseph Boakai, lidera em apenas um. Na Libéria, para um candidato ser eleito presidente em primeiro turno, ele necessita ter mais de 50% dos votos.

Até o momento, Weah possui 40%, e Boakai, 30%. Se esse resultado se mantiver, será realizado um segundo turno. O novo mandatário substituirá Ellen Johnson Sirleaf, vencedora do Nobel da Paz em 2011 e primeira mulher eleita presidente no continente africano.

Senador desde 2009, Weah está em sua terceira tentativa de se tornar chefe de Estado. Nas eleições de 2005, o ex-atacante foi derrotado por Sirleaf, por um placar de 59% a 40%.

Aos 51 anos, Weah é um dos maiores ídolos do Milan, clube onde atuou entre 1995 e 2000. Além disso, defendeu PSG, Monaco, Olympique de Marselha, Chelsea e Manchester City. Seu grande futebol com a camisa rossonera lhe rendeu o prêmio de melhor jogador do mundo pela Fifa em 1995, superando Paolo Maldini e Jürgen Klinsmann. Com informações da ANSA.

Campo obrigatório