Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

George Saunders ganha Man Booker por 'Lincoln in the Bardo'

Americano de 58 anos venceu o principal prêmio da literatura em língua inglesa com seu primeiro romance

George Saunders ganha Man Booker por 'Lincoln in the Bardo'
Notícias ao Minuto Brasil

19:54 - 17/10/17 por Folhapress

Cultura Prêmio

George Saunders, 58, venceu o principal prêmio da literatura em língua inglesa por "Lincoln in the Bardo". Trata-se do primeiro romance desse escritor americano, autor de livros de contos, ensaios e livros infantis.

+ Demi Lovato lança documentário e se declara bissexual

O prêmio, que é dado a cada ano ao melhor romance escrito originalmente em inglês e publicado no Reino Unido, foi anunciado em jantar na noite desta terça (17) em Londres.

O livro parte do fato real da morte de Willie, filho de 11 anos de Abraham Lincoln, em 1862, e imagina que a criança fica retida no "bardo", uma espécie de limbo na religião budista tibetana.

Outros mortos, no mesmo cemitério, recusam-se a aceitar o fim de sua existência, assim como Willie, que espera pelo regresso de seu pai.

"Lincoln in the Bardo" mescla textos históricos, biográficos e cartas mas é, primordialmente, escrito em diálogos.

Saunders é o segundo americano a ganhar o prêmio, que existe desde 1969 e que é considerado o mais importante da literatura em língua inglesa. O primeiro foi Paul Beatty, autor de "O Vendido", no ano passado.

O Booker dá ao seu vencedor um prêmio de 50 mil libras esterlinas (cerca de R$ 208 mil), além das 2.500 libras dadas a cada um dos finalistas.

Concorriam pelo prêmio, além de Saunders, os também americanos Paul Auster, com "4 3 2 1", e Emily Fridlund, com "History of Wolves"; o paquistanês Mohsin Hamid, com "Exit West"; e as britânicas Fiona Mozley, com "Elmet', e Ali Smith, com "Autumn". Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório