Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Atualizações da Apple servem para incentivar compra de novos iPhones?

Entenda as teorias da conspiração por trás do desenvolvimento do sistema iOS

Atualizações da Apple servem para incentivar compra de novos iPhones?
Notícias ao Minuto Brasil

08:06 - 20/10/17 por Notícias Ao Minuto

Tech conspiração

A Apple mal anuncia uma atualização do sistema iOS e a busca pelo termo "iPhone lento" já dispara no Google Trends. A comoção do público parte da suposição de que a empresa deixa, propositalmente, o sistema mais "pesado" para que os modelos antigos sejam inviabilizados.

Agora, será que este senso comum é verdade ou mito?

Dados do site Futuremark, que se dedica a estudar o comportamento de diferentes dispositivos e componentes de hardware, revelam que tudo não passa de uma teoria da conspiração.

De acordo com o UOL, o portal avaliou a performance do seu aplicativo 3DMark no iPhone 5s nos últimos 18 meses. Os resultados mostram que o funcionamento tanto o processador quanto a placa gráfica do celular permaneceu estável durante todo o período.

As mesmas estatísticas foram encontradas em análises com os iPhone 6, 6s e 7. O fato revela que a Apple não torna os iPhones mais lentos, propositalmente, para incentivar a compra de novos modelos.

+ Suposto pouso de OVNI choca moradores do litoral de SP

O teste conclui que, se o modelo antigo parece mais lento quando surge uma atualização do sistema, a "culpa" não é diretamente da Apple.

"Uma atualização pode trazer novas funções que acabam usando mais recursos ou precisam de mais poder de processamento", aponta os resultados. "Novos aplicativos para modelos mais recentes podem não rodar tão bem em aparelhos antigos. Por outro lado, aplicativos feitos para uma versão antiga do iOS não utilizam todas as otimizações da última versão", diz o texto.

Campo obrigatório