Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Atividade física é aliada da Nasa na conquista de Marte

O plano é enviar uma nave tripulada até a década de 2030

Atividade física é aliada da Nasa na conquista de Marte
Notícias ao Minuto Brasil

08:10 - 23/10/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Preparação

A Nasa aceitou abrir suas portas para a reportagem da TV Globo e mostrou, neste domingo (22), como prepara os astronautas para chegar à Marte. O plano é enviar uma nave tripulada até a década de 2030. Hoje o maior desafio não é tecnológico, é humano.

De acordo com a reportagem, são necessários pelo menos seis meses de viagem em uma cápsula apertada e sem gravidade. O que pode gerar uma série de problemas físicos.

+ 'Roubando protagonismo': Lua oculta o Sol, ocupando primeiro plano

O especialista em Medicina Aeroespacial Anil Menon explicou. "Quando você está em gravidade zero pode acontecer perda de massa muscular, de massa óssea, comprometimento do sistema cardiovascular e imunológico. Se não agir contra isso, até sono é afetado", afirmou.

O combate a esses sintomas é feito com exercícios físicos, que começam muito antes do embarque para o espaço. A Estação Espacial Internacional funciona como um laboratório de testes, com uma equipe multidisciplinar.

"Os exercícios não são apenas para nos manter saudáveis na viagem, mas também na volta para casa. A condição física também vai determinar a maneira como poderemos explorar o planeta " diz o astronauta americano Mike Hopkins, que passou seis meses no espaço em 2013.

Para simular a condição encontrada no espaço, foram feitas várias adaptações. Ao correr, o astronauta usa um colete com elásticos e fica preso à esteira. Para pedalar, é preciso se equilibrar, porque a bicicleta não tem guidão, nem banco. E para levantar peso foi preciso desenvolver um equipamento que trabalha com vácuo dentro de um cilindro para gerar uma carga - no espaço um halter de 1kg pesa exatamente o mesmo que um de 20kg: nada.

Campo obrigatório