Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Sonda Juno captura foto de sombra enorme da lua de Júpiter

Durante a última aproximação a Júpiter, ocorrida no início de setembro, as câmaras da Juno fizeram uma foto da sombra enorme de Amalteia

Sonda Juno captura foto de sombra enorme da lua de Júpiter
Notícias ao Minuto Brasil

10:54 - 23/10/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Amalteia

As câmeras da sonda espacial Juno conseguiram capturar a sombra enorme de Amalteia, uma das luas de Júpiter, na superfície desse gigante gasoso, informou a NASA.

Durante a última aproximação a Júpiter, ocorrida no início de setembro, as câmaras da Juno fizeram uma foto da sombra enorme de Amalteia, uma das luas de Júpiter, descoberta em 1892 pelo astrônomo norte-americano Edward Barnard.

A Juno já enviou muitas fotos impressionantes desse planeta, incluindo imagens de tempestades, furacões e dos polos de Júpiter.

A foto revelou que esse satélite tem uma forma oval extraordinária, que se reflete na sombra na superfície de Júpiter. Os astrônomos esperam que a foto os ajude a verificar as dimensões de Amalteia.

A sonda Juno partiu para Júpiter em agosto de 2011 e se aproximou do planeta em julho de 2016, se posicionando em uma órbita estável.  

As missões da sonda são muito variadas, mas seu objetivo principal é saber mais sobre a atmosfera, o núcleo e os campos magnéticos e gravitacionais de Júpiter. Até agora, Juno tem tirado fotos dos polos de Júpiter, registrando fenômenos estranhos, tais como a formação de nuvens e auroras polares no planeta gasoso.

Espera-se que a nave espacial permaneça em órbita até fevereiro de 2018, quando deve mergulhar na atmosfera do planeta. Com informações do Sputnik News. 

Campo obrigatório