Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

5 formas de tirar proveito do estresse

O estresse afeta negativamente a saúde e o bem-estar, mas você pode se beneficiar disso

5 formas de tirar proveito do estresse
Notícias ao Minuto Brasil

06:19 - 30/10/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Comportamento

O estresse é a resposta que o corpo dá à tensão, ao cansaço, ao nervosismo e à má alimentação. É uma espécie de causa e consequência para a perda de saúde e bem-estar, mas o estresse não precisa ser única e exclusivamente um inimigo. Na realidade, o estresse é importante para o corpo e ser humano, o grande problema está quando o estresse existe em alta intensidade e por longos períodos de tempo.

Alguns dos efeitos diretos do estresse contribuem para melhorias no funcionamento do cérebro e, sobretudo, para o aumento da resiliência. O segredo para o sucesso está no simples hábito de aprender a mudar a atitude perante a situação de tensão. Como? É simples.

+ 5 estratégias para acabar de vez com a insônia

Segundo a revista Prevention, é possível tirar proveito do estresse de cinco formas, e a primeira delas é não ter medo de ter medo, pois recear o que ainda não aconteceu (e pode nem sequer acontecer), nada mais faz do que aumentar o sofrimento por antecipação e, por consequência, o estresse.

Manter as expectativas reais e positivas é outra forma de beneficiar do estresse que surge, por exemplo, antes de uma apresentação ou reunião. Essa tensão é um estado natural e que não deve ser motivo de preocupação ou ainda mais estresse, deve, sim, ser uma forma de procurar mais confiança e segurança.

Conhecer todos os possíveis impulsionadores de estresse e encontrar uma forma de atenuá-los é outra estratégia, diz a publicação, que destaca ainda a importância de respirar fundo, de forma a conseguir estimular os pensamentos positivos.

Uma outra forma de tirar proveito de estados de estresse é... descomplicando. Rejeitar o perfeccionismo e dar uma nova interpretação às falhas ajuda a transformar a falha em aprendizado.

Por fim, mas não menos importante, é também possível recorrer ao estresse para aprender a respirar, adotando técnicas que não só vão ajudar a acalmar, como também permitirão evitar tensões desnecessárias no futuro.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório