Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

7 doenças que não têm (ainda) explicação científica

A ciência ainda pesquisa as causas dessas enfermidades

7 doenças que não têm (ainda) explicação científica
Notícias ao Minuto Brasil

16:41 - 07/11/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde

Por muito comum que uma doença pareça ser, a sua causa nem sempre é tão fácil de decifrar e prova disso são algumas patologias até bem conhecidas mas que carecem ainda de uma explicação médica. É o caso da síndrome de Morgellons, uma doença no qual os pacientes dizem ficar com a pele repleta de fibras parasitárias ou até mesmo algo parecido com cogumelos. O consenso atual entre os cientistas é de que esta doença não é nova e sim um nome novo e enganoso para uma condição bem conhecida como parasitose delirante.

Como escreve a Health, outra doença que ainda não tem uma causa definida é a doença de Lyme, sofrida por Avril Lavigne. Especialistas acreditam que um inseto pode estar na origem deste mal, mas a ciência tem ainda muitas dúvidas quanto à causa desta patologia, não existindo também um tratamento concreto.

+ 10 dicas para manter a coluna jovem por mais tempo

Descrita pela primeira vez apenas em 1998, a fadiga adrenal é outra doença vista pela Medicina como uma incógnita, pois não só não se sabe qual a real causa, como também é inseguro associar um sem fim de sintomas a uma única patologia. "Sintomas de fadiga, dores no corpo, problemas de sono, indigestão e nervosismo são específicos e podem dever-se a uma variedade de outras doenças, incluindo distúrbios de sono, depressão, síndrome do intestino irritável e doença de tireoide", explica o médico Marilyn Tan, explicando porque é difícil classificar as reais causas da fadiga adrenal.

Também a hipersensibilidade eletromagnética é uma outra condição que ainda causa dúvidas à ciência, assim como a síndrome da turbina eólica, uma doença com múltiplos sintomas, como a tontura, a náusea, o problema de sono, a dor de cabeça e ainda a falta de ar. Segundo a publicação, os pacientes com este mal dizem que a doença apareceu quando passaram a morar nas redondezas de uma turbina eólica, contudo, os médicos não se mostram confiantes com esta explicação.

A sensibilidade a múltiplas substâncias químicas é algo que "está em debate na comunidade médica", não só para decifrar uma potencial causa, mas também para perceber se é ou não uma doença. Já a Síndrome de Wilson é uma patologia que está associada à tireoide, mas cuja causa ainda não está definida.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório