Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Menstruação reflete a saúde; entenda

O período menstrual pode revelar mais sobre a saúde de uma mulher do que o esperado

Menstruação reflete a saúde; entenda
Notícias ao Minuto Brasil

05:02 - 15/11/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Corpo

A menstruação é mais do que 'aquela época do mês'; é um espelho fiel do estado de saúde da mulher. Em declarações à revista Health, a médica ginecologista Sherry A. Ross revela como a menstruação pode dar sinais aos quais as mulheres devem prestar a máxima atenção:

1 - Coagulo de sangue. Esta 'forma de menstruação' é bastante normal e revela que o fluxo da mulher é pesado ao ponto de derramar mais rapidamente no revestimento uterino. Contudo, se o coágulo dito normal - de tamanho irregular, mas pequeno, e de cor vermelha intensa, escura e brilhante - passa a ser grande o suficiente para preencher uma parte do penso higiénico, então, a mulher pode estar sofrendo de um desequilíbrio hormonal ou até mesmo uma infecção, especialmente se os coágulos grandes são presença em mais do que dois ciclos menstruais seguidos.

+ 8 erros que desaceleram o metabolismo e dificultam o emagrecimento

2 - Menstruação 'eterna'. Enquanto algumas mulheres têm uma menstruação que dura três dias, outras têm um ciclo pesado que pode durar uma semana ou mais. Este é um sinal de tireoide ou da síndrome de ovário policístico, dois problemas de saúde que andam juntamente com os hormônios, tal como a menstruação.

3- Perda de sangue além da menstruação. Embora, à primeira vista, possa ser algo sem grande alarmismo, a perda de sangue entre menstruações pode ser um sinal de pílula contraceptiva errada, infecção ou fibrose. A publicação aponta ainda que, em alguns casos mais severos, pode ser indício de câncer.

4 - Sangue aquoso ou acinzentado. Em alguns casos, explica a especialista, o sangue mais aquoso é normal no primeiro dia de menstruação ou quando a mulher está grávida, pois surge na mistura de sangue com o fluído vaginal. Já quando a cor é anormal, ou seja, mais cinzenta do que vermelha, então pode-se estar perante uma infecção ou doença sexualmente transmissível, que tende a vir ainda acompanhada de um intenso odor.

5 - Menstruação inexistente (amenorreia). Muitas mulheres desejam não menstruar, mas se isso acontecer é possível que se esteja perante um problema de tireoide, um desregulamento hormonal ou até mesmo um nível muito baixo de massa gorda, sendo, por isso, comum quando a mulher perde peso de forma muito intensa e rápida.

6 - Cólicas cada vez mais doloridas. Segundo a especialista, a intensificação das cólicas menstruais pode dever-se à endometriose.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório