Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

6 alimentos que não devem ser consumidos com frequência

São saudáveis, mas apenas quando consumidos com moderação

6 alimentos que não devem ser consumidos com frequência
Notícias ao Minuto Brasil

16:39 - 14/11/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Nutrição

Uma dieta saudável precisa ser variada e colorida, contudo, e com toda uma imensa moda de superalimentos, nem sempre é fácil resistir à tentação de comer mais vezes aqueles que trazem mais benefícios à saúde. É o que acontece com o salmão defumado, um alimento muito apreciado e versátil e que, por isso mesmo, marca presença com frequência na alimentação. Contudo, destaca a revista Prevention, este é um dos casos em que a frequência pode não ser assim tão aliada da saúde, pois, por ser defumado, este tipo de salmão contém hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAHs) e a exposição em excesso a estes componentes pode aumentar o risco de câncer.

Ainda no que diz respeito aos peixes 'saudáveis', também o atum é um alimento que deve ser consumido apenas de vez em quando, especialmente o enlatado. O risco neste caso está associado aos níveis de mercúrio, que podem ser nocivos quando entram em contato diariamente com o organismo. Segundo o médico Ginger Hultin, "uma quantidade excessiva de mercúrio pode levar à intoxicação, que causa problemas de visão e fraqueza muscular".

+ 5 alternativas para adoçar a vida sem açúcar

Também pelo fato de se tratar de um enlatado, mas ainda por ser um produto repleto de sódio e conservantes, as leguminosas em lata (ou em frasco) são outro exemplo de alimento saudável que deve ser consumido apenas de vez em quando, sendo a melhor alternativa cozinhar os próprios grãos numa panela de pressão.

kombucha é uma bebida probiótica e que traz muito benefícios para a saúde, porém, a sua elevada acidez pode causar azia. Grávidas e pessoas com o sistema imunológico enfraquecido devem também evitar a bebida, uma vez que as bactérias podem acabar fazendo mal.

Apesar de ter inúmeros benefícios para a saúde e de ajudar a controlar os níveis de colesterol, o óleo de coco não deixa de ser uma gordura saturada que, quando consumida em excesso, leva ao ganho de peso e ao aumento do porte calórico da alimentação diária.

Na hora de escolher o método de cozimento mais saudável, fica a dica: grelhar a comida a alta temperaturas faz com que aumentem os componentes desencadeadores de câncer.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório