Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Esportistas são os que mais sofrem com dores na lombar, aponta pesquisa

Cerca de 80% da população mundial convive com esse problema

Esportistas são os que mais sofrem com dores na lombar, aponta pesquisa
Notícias ao Minuto Brasil

09:54 - 20/11/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Desconforto

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população mundial têm ou terá dor lombar em algum momento. Só no Brasil, 50 milhões de pessoas, por ano, se queixam da dor. Entre a comunidade esportiva, este sintoma é muito comum e pode ocorrer devido à prática inadequada de exercícios físicos ou mesmo por conta do mau condicionamento físico.

A lombalgia, dor que acomete a região lombar, parte inferior da coluna vertebral, se apresenta de forma aguda e crônica. Normalmente, causa um pequeno desconforto, principalmente quando a pessoa fica muito tempo na mesma posição, o que pode fazer com que a dor aumente progressivamente, agravando o desconforto da região. Em alguns casos, existe dor para caminhar, quadros de queimação e formigamento. Apesar de atingir pessoas de qualquer idade, a lombalgia costuma acometer homens e mulheres com mais de 30 anos, momento em que se inicia a perda da elasticidade e desgaste do disco.

+ 13 alimentos com mais potássio do que a banana

Segundo o especialista em ortopedia, traumatologia, cirurgia da coluna vertebral e professor da Faculdade de Medicina Santa Marcelina, Dr. Luiz Cláudio Lacerda Rodrigues, no início dos principais sintomas é necessário ter muita atenção, pois a ausência de tratamento pode causar danos permanentes. "Em atletas, a lombalgia é um dos principais motivos da incapacidade física, devido aos movimentos de flexão e rotação do tronco com sobrecarga da coluna. Categorias como o atletismo, ginástica, judô, mergulho e salto com vara são exemplos e práticas que, por conta do peso na estrutura vertebral, podem desencadear a dor lombar", explica o especialista.

Quase 70% das lesões são em adolescentes atletas que, muitas vezes, ainda estão na fase de desenvolvimento corporal e acaba prejudicando o seu desenvolvimento por conta do excesso de treinos. Já entre os adultos praticantes de esportes, o que mais se nota são lesões relacionadas às distensões musculares e problemas nos discos intervertebrais, associados às práticas inadequadas e falta de uma orientação específica.

O diagnóstico pode ser feito clinicamente por um médico, após uma anamnese (entrevista utilizada por psicólogos e médicos que possui técnicas para poder estabelecer uma avaliação e diagnóstico) e um exame físico detalhado. Para o tratamento o médico pode recomendar repouso e afastamento das atividades físicas, sessões de fisioterapia, RPG e Pilates, pois visam fortalecer a musculatura e são muito úteis no caso de despreparo físico. O médico também deve ser o responsável por prescrever medicamentos como analgésicos para a redução da dor ou anti-inflamatórios para evitar ou diminuir uma possível inflamação.

“Apenas lembrando que dor lombar que impeça de dormir ou que dure mais de cinco dias é recomendado procurar a ajuda médica”, finaliza o especialista.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório