Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

7 problemas de saúde que se manifestam na língua

A língua pode também causar alguns problemas de saúde, quando não cuidada devidamente

7 problemas de saúde que se manifestam na língua
Notícias ao Minuto Brasil

18:25 - 27/11/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Cuidados

A língua é um dos músculos mais fortes do corpo humano, relacionado ao sentido do paladar, à deglutição dos alimentos e à formação dos fonemas da fala, mas ela também denuncia como anda nossa saúde. 

Além de ser um espelho fiel do estado de saúde - podendo revelar uma infeção por fungos, uma anemia, uma hemorragia, desidratação, etc. -, a língua pode também causar alguns problemas de saúde, quando não cuidada devidamente. Ao El Mundo, o médico espanhol Iván Malagón revela sete problemas que podem acontecer nesta parte tão importante do corpo humano. 

+ Confira 4 problemas muito comuns nos primeiros 3 meses de amamentação

1 - Candidíase oral, que se manifesta com manchas brancas e que é o resultado de uma infecção fúngica.

2 - Leucoplasia, condição em que a língua fica com manchas brancas e peludas, podendo ser um sinal de alerta para o vírus da imunodeficiência adquirida (HIV) ou para um sistema imunológico mais fraco.

3 - Glossite, que se deve a uma infecção bacteriana, viral ou a uma queimadura na língua. Esta condição caracteriza-se pela mudança de cor da língua, sensação de ardor e inchaço.

4 - Escarlatina, que é também uma infecção bacteriana que começa na boca mas que pode facilmente alastrar-se por todo o corpo através de manchas vermelhas e pequenas erupções cutâneas.

5 - Síndrome de Kawasaki, uma patologia também conhecida como 'língua de morango' devido à aparência semelhante ao fruto que o órgão ganha.

6 - Líquen plano oral, que é uma lesão na língua caracterizada por manchas brancas e erupções, lesão essa que pode afetar também a pele. A causa não é ainda conhecida, mas sabe-se que se trata de uma reação às células T.

7 - Língua geográfica, situação em que aparecem manchas e línguas no órgão e que é causada pelo desaparecimento de algumas papilas gustativas.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório