Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Quer aumentar a fertilidade? Coma frutas e vegetais

Fazer uma dieta rica em frutas e vegetais pode aumentar as probabilidades de um casal ter um filho

Quer aumentar a fertilidade? Coma frutas e vegetais
Notícias ao Minuto Brasil

21:07 - 06/12/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saudável

Nos homens, o consumo de frutas, vegetais e ovo ajuda a manter um elevado nível de testosterona. Já nas mulheres, uma alimentação rica em feijões, nozes e leguminosas é importante para o desenvolvimento do óvulo e para a ovulação, segundo um estudo realizado por investigadores italianos.

Este estudo foi apresentado durante o encontro anual da Sociedade Européia de Reprodução Humana.

Os investigadores analisaram os dados de 1.134 pessoas, que preencheram um questionário sobre hábitos alimentares e estilo de vida. Do total, um terço dos homens e mulheres estavam a tentar engravidar há um ano, mas sem sucesso. Os restantes tinham tido um filho recentemente.

Este estudo notou que havia grandes diferenças entre as dietas dos dois grupos. O consumo regular de frutas, vegetais e legumes foi associado a níveis mais elevados de fertilidade. Não fumar e o baixo consumo de álcool também se mostraram fatores determinantes para a concepção.

Cerca de 44% dos homens férteis comiam frutas e vegetais diariamente, comparativamente aos 34% daqueles que tinham dificuldades em ter filhos. Os inquiridos que tinham acabado de ter filhos também comiam mais ovos, e as mulheres comiam mais feijões, vegetais e frutas, do que as que ainda estavam a tentar engravidar.

O grupo dos homens e mulheres com dificuldade em engravidar registrou um maior consumo de bebidas alcoólicas e maior tendência para fumar.

O principal autor deste estudo, Andrea Salonia, investigador do hospital San Raffaele, em Milão sublinhou que estas diferenças são notáveis.

Segundo o investigador, citado pelo agregador O Meu Bem Estar, o consumo de frutas e vegetais, alimentos com compostos considerados ‘protetores do esperma’, pode ser uma boa ajuda para a fertilidade masculina. Já alguns minerais como zinco, encontrado em feijões e vegetais, e selénio, presente no ovo, ajudam a manter os níveis de testosterona altos.

Para as mulheres, os feijões, as nozes e as leguminosas são uma rica fonte de ferro, ácido fólico e vitamina B12. Estas substâncias desempenham um papel importante para o desenvolvimento do óvulo e também na ovulação.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório