Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Saiba como lavar corretamente as frutas, verduras e legumes

A nutricionista Karla Vilaça, sócia-diretora da Nutrenza, explica a forma correta de limpar os alimentos

Saiba como lavar corretamente as frutas, verduras e legumes
Notícias ao Minuto Brasil

16:15 - 06/12/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Dicas

Pode até parece um assunto banal, mas higienizar corretamente os alimentos é extremamente necessário. Se você acha que passar uma “aguinha” na fruta antes de comer já é o suficiente, está enganada.

A água, por si só, não garante a eliminação de sujeiras. Portanto, é preciso prestar atenção para evitar doenças como toxoplasmose (especialmente perigosa para as grávidas, pois pode afetar o bebê), giardíase e ascaridíase (causadas por parasitas, dão mal-estar, vômito e diarreia).

A nutricionista Karla Vilaça, sócia-diretora da Nutrenza, revelou para a revista 'Viva Mais', como limpar corretamente os

alimentos: "Primeiramente, vamos separar os vegetais em dois grupos: os que serão submetidos ao calor ou que terão a casca retirada e os que serão consumidos crus ou com casca".

Numa segunda etapa, a nutricionista explica a divisão dos grupos: "No primeiro grupo, no caso das folhas, separe as que estão murchas ou queimadas e jogue-as fora. Lave as demais, uma a uma, em água corrente para tirar toda a sujeira e, só então, prepare da maneira escolhida (refogada, cozida etc). Já no caso das frutas, lave bem em água corrente e retire a casca.

O mesmo vale para os legumes. O segundo grupo já é mais complexo: as folhas devem ser limpas conforme falei acima, mas há um porém: como não serão submetidas ao calor, devem ser mergulhadas em uma bacia com água e hipoclorito".

Sobre o produto, Karla avisa que não precisa se desesperar para encontrar a solução: "O hipoclorito é uma solução de cloro que encontramos pronta nos supermercados. Basta colocar algumas gotinhas na água – seguindo o que o fabricante recomenda –, deixar de molho por alguns minutos e lavar em água corrente ao final do processo. Isso serve para os legumes e as frutas também. Mas, atenção, não retire a casca da maçã, os cabinhos do morango ou as uvas dos cachos, por exemplo, antes de deixá-las de molho neste produtinho".

Muitas pessoas estão acostumadas a usar o vinagre ou o bicarbonato de sódio para limpar os alimentos, mas são eficazes? "Eles não são capazes de eliminar as bactérias de forma eficaz. Aí surge uma outra questão: podemos usar água sanitária para higienizar os vegetais?

Até podemos, mas não é o ideal. Se não tiver outra opção, leia o rótulo para checar se a água sanitária não contém hidróxido de alumínio em sua composição e lave bem o alimento com bastante água corrente após deixá-lo de molho.

Mas quer um conselho de amiga? Use o hipoclorito. Mais prático e seguro, ele ainda ajuda a eliminar o agrotóxico na superfície dos vegetais", conclui.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório