Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cantora portuguesa Carminho canta Tom Jobim em show único no Rio

Apresentação é parte da turnê de álbum lançado no fim de 2016

Cantora portuguesa Carminho canta Tom Jobim em show único no Rio
Notícias ao Minuto Brasil

10:21 - 06/12/17 por Notícias Ao Minuto

Cultura Apresentação

A cantora Carminho se apresenta em show único no Rio no próximo dia 14. A apresentação faz parte da turnê brasileira do novo álbum da portuguesa, "Carminho canta Tom Jobim", lançado no fim de 2016 no Brasil pela gravadora Biscoito Fino. O valor dos ingressos do show varia entre R$ 100 e R$ 200.

Assim como no disco, os show reunirão no palco os músicos que fizeram parte da Banda Nova – que agora se chama Nova Banda Nova - que tocou com Tom Jobim nos últimos dez anos de vida do maestro. Nessa nova edição ela reúne Paulo Jobim (violão), Daniel Jobim (piano), filho e neto de Tom, respectivamente, Jaques Morelenbaum (violoncelo) e Paulo Braga (bateria). “São músicos que viveram e conviveram com Tom por muitos anos, portanto, para mim é uma honra poder fazer parte da continuação deste legado”, conta Carminho.

O novo CD de Carminho, que vem se aproximando da música brasileira nos últimos anos, nasceu de um mergulho na obra de Tom Jobim e tem direção musical e arranjos de Paulo Jobim. O tributo acontece depois de Canto, álbum que já contava com a participação de vários músicos brasileiros e trazia um tema de Caetano Veloso, Cesar Mendes e Tom Veloso (O sol, eu e tu), além do dueto com Marisa Monte (Coisas), com quem Carminho divide a clássica Estrada do Sol (Tom e Dolores Duran) no novo projeto.

A versão da cantora para Sabiá (no CD gravado ao lado do cantor António Zambujo), hoje obrigatória no repertório da cantora em suas passagens pelo Brasil, foi o prenúncio do que viria. “O Tom Jobim é um marco na vida de qualquer músico que se encontra com a obra dele. É um compositor iluminado que, curiosamente, mesmo tendo ele um estilo musical sofisticado, chegava a toda gente, ao mais popular, com harmonias complexas. Isso é fascinante!”, pontua Carminho. “O Tom também é um personagem que me apresenta, através de sua música, a muitos outros compositores brasileiros”, conclui.

O projeto foi concebido e gravado com calma, desde os primeiros contatos com família de Tom, no Rio de Janeiro. “Estive em um encontro com a família Jobim, em meados do ano passado, no qual pude repartir esse amor que sinto por sua obra e houve esse convite - para mim um desafio -, para que eu fizesse interpretações dessas canções. Depois estive com o Paulo Jobim, que traz essa sensibilidade musical em sua genética, e começamos a desenvolver um trabalho muito bonito de partilha, de busca de repertório, escolhendo alguns arranjos, a instrumentação”, conta Carminho, que divide com o filho mais velho de Tom a produção do disco.

SERVIÇO

Show: Carminho canta Tom Jobim

Data: 14/12/2017 – Quinta-feira

Local: Vivo Rio

Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo, Rio de Janeiro, RJ

Horário: 21h30

Abertura dos portões: 19h30

Classificação etária: 18 anos. Menores de 18 anos entram acompanhados dos pais/responsável.

Campo obrigatório