Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Senador democrata renuncia após denúncias de assédio sexual

Mas afirmou que as denúncias contra ele "deram a algumas pessoas a falsa impressão de que eu estava admitindo coisas que eu não fiz"

Senador democrata renuncia após denúncias de assédio sexual
Notícias ao Minuto Brasil

18:28 - 07/12/17 por Folhapress

Mundo EUA

O senador democrata Al Franken (Minnesota) renunciou ao cargo nesta quinta-feira (7) após uma série de denúncias de assédio sexual. Ele vinha sendo pressionado por colegas do Partido Democrata.

Falando no plenário do Senado americano, Franken afirmou que "todas as mulheres merecem ser ouvidas e suas experiências devem ser levadas seriamente".

Mas afirmou que as denúncias contra ele "deram a algumas pessoas a falsa impressão de que eu estava admitindo coisas que eu não fiz. Algumas das acusações contra mim são simplesmente falsas. De outras, me lembro de outra maneira."

"Servir no Senado americano foi a maior honra da minha vida", afirmou. "Nada do que eu tenha feito como senador trouxe desonra a esta instituição."

+ Israel e Palestina: confrontos deixam mais de 100 feridos

Franken procurou se distanciar do presidente Donald Trump e do candidato republicano ao Senado Roy Moore -ambos rejeitaram acusações de assédio sexual feitas contra eles.

Ainda assim, afirmou que renunciará "nas próximas semanas".

Comediante antes de entrar na vida pública, Franken foi acusado por uma ex-colega de tê-la beijado à força e de haver tocado seus seios enquanto ela dormia em viagem em 2006 ao Oriente Médio para se apresentarem a tropas dos EUA.

Em entrevista coletiva no dia 27, ele pediu desculpas pelo suposto abuso sexual e afirmou que tentaria recuperar a confiança dos eleitores de Minnesota, Estado que representa, mas a pressão de seus colegas continuou a crescer.

Em um post no Facebook, a senadora Kirsten Gillibrand (Nova York) escreveu "já basta".

"Como autoridades eleitas, devemos nos ater aos mais altos padrões -não aos mais baixos", afirmou Gillibrand. "As acusações contra o senador Franken descrevem um comportamento que não pode ser tolerado. Embora ele tenha direito a uma audiência na comissão de ética, acredito que ele deva renunciar e permitir que outra pessoa sirva."

Nesta quarta (6), a renúncia foi pedida por 13 colegas de bancada mulheres, incluindo as senadoras Dianne Feinstein e Elizabeth Warren, e pelo líder democrata no Senado, Chuck Schumer.

"Considero o senador Franken um amigo querido e respeito fortemente suas realizações, mas ele tem uma obrigação maior com seus representados e com o Senado, e deve renunciar imediatamente." Com informações da Folhapress. 

Campo obrigatório