Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Estes hábitos de treino não são tão bons como pensamos

Ter uma rotina de exercícios é fundamental para atingir os objetivos, mas será que é bem executada?

Estes hábitos de treino não são tão bons como pensamos
Notícias ao Minuto Brasil

14:29 - 04/01/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Cuidados

O exercício físico deve ser parte integrante de um estilo de vida saudável, assumindo o protagonismo lado a lado com um plano alimentar equilibrado, variado e que dê prioridade aos alimentos no seu estado mais natural.

Os benefícios da atividade física são muitos, mas são vários os hábitos de treino que podem condicionar a eficácia dos mesmos e o impacto positivo que deveriam ter na saúde e bem-estar.

+ Um só treino pode proteger o coração por até 5 dias

Se você já prometeu a si mesmo que em 2018 vai lutar por uma melhor saúde e por um corpo mais tonificado, então não caia no erro de adotar estes hábitos:

1 – Começar logo a treinar sem aquecer. Por maior que seja a vontade e a energia, é fundamental dedicar a parte inicial e final do treino ao aquecimento/alongamento, pequenos exercícios que permitem preparar o corpo para a atividade, prevenindo o aparecimento de lesões. Cinco a dez minutos é o suficiente.

2 – Fazer alongamentos estáticos no aquecimento. Se não aquecer é uma ideia ruim, aquecer mal pode ser tão penoso para o corpo e para a performance física. Assim como destaca o site Insider, fazer exercícios estáticos quando o corpo ainda está ‘frio’ pode aumentar o risco de lesão, tendo o aquecimento o efeito exatamente contrário ao pretendido. O ideal, destaca a personal trainer Gretchen Raddatz, é fazer pequenos movimentos circulares que trabalhem o quadril, as pernas, os joelhos, os tornozelos, os pés, os braços, as mãos, o pescoço e a zona lombar.

3 – Fazer apenas exercícios cardiovasculares. Quem quer perder peso tem, de fato, de fazer treinos mais focados na potência cardiovascular, mas a eficácia dos mesmos depende também do ganho muscular e isso se consegue com treinos de força.

4 – Obrigar a si mesmo a comer ou a jejuar antes do treino. Uma das principais ‘regras’ da saúde e bem-estar é dar ouvidos ao corpo e entender se realmente precisa ou não de combustível antes da atividade física. Mas, além de ser importante dar ouvidos ao corpo, é também fundamental ter atenção aos objetivos traçados.

5 – Manter a mesma rotina de treino durante meses. Há quem diga que o que importa é treinar e não está longe de ter toda a razão. Contudo, quando o pretendido é atingir determinados objetivos ou satisfazer certas necessidades (como perder ou ganhar peso), então não se deve manter a mesma rotina de treino ao longo de meses, sob a pena do corpo já não reagir mais aos estímulos de cada exercício.

6 – Seguir à regra a ida à esteira e só depois às máquinas. Mais uma vez, tudo depende dos objetivos traçados. Para quem pretende ganhar músculo, fazer primeiro cardio e depois musculação até pode ser uma boa ideia, mas quem pretende perder peso pode ter que fazer o oposto.

7 – Trabalhar apenas um grupo muscular ou uma zona ‘crítica’. De nada adianta quando todos os dias são ‘leg day’ se o resto do corpo não é devidamente trabalhado. Os músculos devem ser exercitados como um todo.

8 – Fazer pausas muito longas entre sets. O descanso é fundamental e dar ouvidos ao corpo é a chave do sucesso, mas as pausas muito prolongadas podem ser um sinal de distração que, a curto prazo, terá impacto na boa forma física.

9 – Treinar sempre até o limite. Terminar uma corrida longa ou duas aulas de grupo de seguida até pode causar uma sensação imediata de bem-estar e satisfação, mas treinar sempre até o limite pode aumentar o risco de lesão e de cansaço, condicionando os treinos que devem ser feitos ao longo da semana.

10 – Não beber água durante o treino ou beber tudo de uma só vez. A hidratação é parte integrante de um plano de treino, contudo, a ingestão de água deve ser feita de forma equilibrada antes, durante e depois do treino, de modo a que o organismo não sinta falta de líquidos ou não tenha dificuldade em digeri-los.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório