Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Obra de David Bowie é tema de mostra em Fortaleza

Evento ocorre entre 10 e 13 de janeiro na Caixa Cultural

Obra de David Bowie é tema de mostra em Fortaleza
Notícias ao Minuto Brasil

12:56 - 09/01/18 por Notícias Ao Minuto

Cultura Programação

A programação da mostra de cinema 'O Homem que Caiu na Terra' apresenta dois debates sobre gênero e sexualidade e uma oficina de maquiagem criativa e figurino, entre os dias 11 e 13 de janeiro de 2018, na Caixa Cultural de Fortaleza.

“Estou usando o rock’n’roll como um meio, acho que ele nunca foi bem representado. Quero que seja o instigador de novas ideias para que as pessoas tenham novas perspectivas. Eu sempre quis ser esse tipo de catalisador”, disse Bowie no documentário “David Bowie: five years in the making of an icon”.

Assim como ele gostaria, novas ideias serão o combustível das atividades paralelas da mostra O Homem que Caiu na Terra. Entre os dias 11 e 13 de janeiro de 2018, a contribuição do artista na formação da cultura contemporânea será abordada em dois debates e uma oficina de estilo, na Caixa Cultural de Fortaleza.

+ Dois anos sem David Bowie: veja fatos e curiosidades sobre o 'camaleão'

“David Bowie nos permite pensar além das caixas supostamente didáticas que dizem facilitar nossa compreensão do mundo”, diz o professor de teoria da literatura Cadu Bezerra, que é fã do artista e um dos convidados dos dois debates ofertados na programação. As rodas de conversa abordarão diferentes aspectos da orientação sexual e da liberdade de gênero, tendo como ponto de partida a obra de Bowie, que fez de sua liberdade de expressão e de sua bissexualidade assumida ferramentas para oferecer novas perspectivas a uma sociedade conservadora.

Debates

No primeiro dia do Ciclo de Ideias (11/01, às 19h), o debate sobre 'A quebra contemporânea da divisão binária dos papéis sexuais' conta com a presença de Helena Vieira, que é transfeminista, escritora e participou, a convite de Glória Perez, do processo de elaboração da novela 'A Força do Querer'.

No segundo dia de atividades (12/01, às 19h), o tema 'Na contramão do conservadorismo: direito ao corpo e à liberdade de expressão sexual' será discutido com o convidado Ari Areia, que é membro do Outro Grupo de Teatro, no qual desenvolve pesquisa sobre sexualidade, gênero e suas subjetividades.

A participação nos dois debates é gratuita e a idade mínima é 16 anos. Os interessados devem retirar seus ingressos na própria Caixa Cultural Fortaleza, uma hora antes do início da atividade, sujeito à lotação do teatro (160 pessoas). Os debates contam com tradução simultânea em LIBRAS.

Oficina

No dia 13/01, às 10h, a programação oferece uma atividade dinâmica e criativa: a oficina de maquiagem e figurino 'David Bowie: Pierrot e Colombina', que explora truques de styling para compor looks e makes inspirados pelos visuais de David Bowie.

“A atividade vai explorar as multifacetas de Bowie, suas expressões visuais e a forma como ele se comunicava por meio da moda e da maquiagem”, conta a beauty artist Larissa DeLucca, que irá ministrar o workshop. “Vamos ter uma breve apresentação conceitual dos figurinos e da estética de Bowie, seguida de uma recriação da mais conhecida maquiagem dele. Todos que participarem poderão criar um look inspirado no astro”, conta a artista.

A oficina 'David Bowie: Pierrot e Colombina' é gratuita e tem duração de duas horas. As inscrições serão feitas pelo projeto Gente Arteira – por meio do e-mail gentearteira.ca@caixa.gov.br. Podem participar pessoas a partir dos 14 anos e a lotação é de 30 alunos.

Confira a programação das atividades paralelas a seguir:

Atividades paralelas - Mostra O Homem que Caiu na Terra

Caixa Cultural Fortaleza - 10 a 13 de janeiro de 2018

11/01/2018, 19h – Ciclo de debates sobre gênero e sexualidade – Classificação: 16 anos

Tema 1 – A quebra contemporânea da divisão binária dos papeis sexuais

Convidados: Cadu Bezerra e Helena Vieira

12/01/2018, 19h – Ciclo de debates sobre gênero e sexualidade – Classificação: 16 anos

Tema 2 – Na contramão do conservadorismo: direito ao corpo e à liberdade de expressão sexual

Convidados: Ari Areia e Cadu Bezerra

13/01/2018, 10h – Oficina de maquiagem criativa e figurino – Classificação: 14 anos

David Bowie: Pierrot e Colombina

Artista convidada: Larissa DeLucca

Campo obrigatório