Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Meteoritos que caíram na Terra em 1998 contêm 'ingredientes da vida'

Estudo revela que objetos espaciais possuem água líquida, aminoácidos e hidrocarbonetos nas suas composições

Meteoritos que caíram na Terra em 1998 contêm 'ingredientes da vida'
Notícias ao Minuto Brasil

13:00 - 11/01/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Estudo

Dois meteoritos que caíram na Terra em 1998 (em momentos diferentes) contêm "ingredientes da vida", como água líquida, aminoácidos e hidrocarbonetos, segundo um estudo divulgado nesta quarta-feira (10).

De acordo com a investigação publicada na revista 'Science Advances', trata-se dos primeiros meteoritos encontrados com estes 'ingredientes'. Um deles caiu perto de um campo de basquetebol infantil no Texas, nos Estados Unidos, em março de 1998, e o outro próximo de Marrocos, em agosto do mesmo ano.

Uma equipe internacional de cientistas, incluindo países como Reino Unido, Japão e Estados Unidos, chegou a essa conclusão a partir da análise, com técnicas de microscopia e raios-X, de amostras de pequenos cristais de sal recolhidos dos meteoritos, que foram preservados pela agência espacial norte-americana NASA.

+ Objeto extraterrestre faz cientistas repensaram origem no universo

O estudo, feito em parte no Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, nos Estados Unidos, sugere que o planeta-anão Ceres, localizado na Cintura de Asteroides, entre Marte e Júpiter, pode ser a fonte dos compostos orgânicos detectados nos meteoritos.

Os pequenos cristais que contêm aminoácidos, hidrocarbonetos e vestígios de água são mais finos do que um fio de cabelo.

Os autores do estudo defendem que os vestígios microscópicos de água remontam à "infância" do Sistema Solar, formado há 4,5 bilhões de anos.

"Tudo leva a concluir que a origem da vida pode estar em outros lugares", afirmou a autora principal do estudo, Queenie Chan, investigadora da The Open University, no Reino Unido, citada em comunicado pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley. Com informações da Lusa.

Campo obrigatório