Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Norte-americana se inspira em Lispector para escrever romance

'A arte de desaparecer' (Editora 34, 272 páginas, R$ 55) foi lançado durante a passagem da escritora pelo Brasil, em dezembro passado

Norte-americana se inspira em Lispector para escrever romance
Notícias ao Minuto Brasil

11:14 - 12/01/18 por Notícias Ao Minuto

Cultura Idra Novey

A escritora Idra Novey foi arrebatada por Clarice Lispector, desde a primeira vez que leu A paixão segundo G.H., o assombroso romance sobre uma mulher e uma barata. Depois disso, a norte-americana, natural de uma pequena cidade no oeste da Pensilvânia, quis aprender português para ler o livro em sua língua original.

Havia uma franqueza brava naquele livro, uma fome filosófica. Eu quis aprender português para ler Clarice no original”, disse. 

Em entrevista concedida à revista 'Época', Novey contou que seu novo romance, intitulado 'A arte de desaparecer' (Editora 34, 272 páginas, R$ 55), seu romance de estreia, traduzido por Roberto Taddei e lançado durante sua passagem pelo Brasil em dezembro passado, tem como inspiração Clarice Lispector.

O romance começa com uma imagem poética e bizarra: uma escritora roliça e grisalha, com uma mala e um charuto, trepa nos galhos de uma amendoeira num parque de Copacabana. A mulher é Beatriz Yagoda, uma esfíngica escritora brasileira de ascendência judaica, nascida na África do Sul.

Para quem sabe minimamente da biografia de Clarice, não há o que dizer. Clarice é inspiração e 'A arte de desaparecer' é mérito de uma poeta. A estrutura é fragmentada: os capítulos são curtos e intercalados por poemas, e-mails, boletins radiofônicos que informam sobre o sumiço da personagem principal.

Leia também: Gina Lollobrigida ganhará estrela na Calçada da Fama

Campo obrigatório