Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Foi detectada uma nova (dupla) causa de câncer

Relaciona-se com duas outras doenças e é responsável por 800 mil casos de câncer em todo o mundo

Foi detectada uma nova (dupla) causa de câncer
Notícias ao Minuto Brasil

12:29 - 12/01/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Estudo

Um estudo recentemente publicado na revista "The Lancet" aponta a diabetes e a obesidade como causas para o desenvolvimento de câncer. Os dados demonstram que, de todos os casos de câncer diagnosticados em 2012, 5,6% têm como causa uma destas doenças.

A relevância deste estudo prende-se principalmente com o crescente número de casos tanto de obesidade como de diabetes. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a obesidade - uma das maiores causas de morte atuais a nível mundial - afeta mais de dois milhões de adultos e a diabetes, 422 milhões em todo o mundo.

+ Render-se ao primeiro cigarro é meio caminho andado para ser fumante

Como forma de reduzir esta causa de câncer, Jonathan Pearson-Stuttard, principal autor do estudo, alerta para a importância de se implementar políticas alimentares que impeçam o aumento da diabetes e da obesidade.

Não há duvida de que o estilo de vida atual influencia em muito estas doenças, nomeadamente o comportamento alimentar, a atividade física, o sedentarismo, o álcool e o tabaco.

A obesidade acontece quando o índice de massa corporal (IMC) é superior ao limite dito saudável, tendo em conta a altura e idade de um adulto. Quanto à diabetes, trata-se de uma deficiência crônica no pâncreas que atrofia a produção de insulina ou impede que o corpo a use de forma adequada - o resultado traduz-se numa desregulação dos níveis de açúcar no sangue.

Ambos os casos provocam alterações biológicas no organismo, que podem aumentar o risco de vários tipos de câncer. Vamos a números: dos 12 tipos de câncer analisados em 2012 em 175 países distintos, combinados com os dados de IMC elevado e diabetes de cada país, concluiu-se que a maioria dos casos de câncer associados a estes dois fatores ocorrem em países ocidentais ricos (38,3%).

Quanto aos tipos de câncer são os do fígado, nos homens, e os do endométrio, no caso das mulheres, os que apresentam maior relação com a obesidade e diabetes. Apesar disso, há mais mulheres com câncer da mama do que com câncer no endométrio.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório