Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Loja de SP substitui mural de Kobra em fachada e causa polêmica

'Genial é andar de bike' foi inaugurada na fachada da Schutz, na Rua Oscar Freire, em 2015

Loja de SP substitui mural de Kobra em fachada e causa polêmica
Notícias ao Minuto Brasil

08:58 - 13/01/18 por Notícias Ao Minuto

Brasil Arte

Uma obra de 15 metros de altura do muralista Eduardo Kobra, que ficava na Rua Oscar Freire, nos Jardins, na Zona Sul de São Paulo, foi apagada e substituída por uma pintura do coletivo SHN, atendendo ao pedido da loja proprietária da fachada. O mural “Genial é andar de bike” foi pintado na fachada da loja Schutz em 2015 e apagado no último domingo (7). O caso virou polêmica nas redes sociais.

Após um vídeo que mostra o mural sendo apagado viralizar na internet, os fãs de Kobra cobraram um posicionamento do artista.

“Embora eu saiba que a minha obra está sujeita a uma série de imprevistos por estar exposta na rua, embora já tenha perdido 90% dos murais que fiz de formas parecidas, seja grato aos proprietários do prédio, que cederam o espaço para o meu trabalho por um tempo e saiba que eles estão no direito de fazer o que quiser com a própria fachada, fiquei triste, sim”, disse Kobra ao 'G1' nesta sexta-feira (12).

“Tenho muito carinho pelos murais que faço em São Paulo, me dediquei àquele e acho que faltou uma comunicação. Soube pelas redes sociais”, explicou ele.

Sobre a repercussão, Kobra disse ter se surpreendido: “Eu não sabia que as pessoas tinham tanta afinidade por este trabalho e isso mostra que a obra realmente havia sido incorporada ao espaço urbano e que a população está mais ligada à arte de rua", comentou.

+ MinC faz força-tarefa para recuperar credibilidade da Lei Rouanet

O artista sugeriu que as cidades se esforcem para abrir mais espaço para obras, ao invés de substituí-las. “Gosto de arquitetura e história, e penso que trabalhos que não são feitos em escala industrial, deveriam ser preservados, mesmo na arte de rua. É delicado pensar em como seria viável, eleger o que é bom ou ruim, mas acho que vale uma discussão sobre tudo que é público e pensar que existe uma diferença entre o efêmero e o descartável”, argumentou.

Ele aproveitou para anunciar que quer encontrar um espaço para refazer o mural: "Pretendo encontrar outro espaço para refazer esse mesmo mural em outra área. Quem quiser ceder um espaço, estou à disposição”, pediu Kobra.

De acordo com o artista, após a repercussão, a loja Schutz demonstrou o interesse em custear a produção de um novo painel.

Em nota, o Grupo Arezzo, dono da Schutz, explicou a troca. Segundo a empresa, a Schutz "dedica-se a propagar a arte de rua e apresentar novos artistas temporariamente com diferentes atuações em street art. Em 2015 o artista Kobra estreou com sua arte engrandecendo o projeto; agora o muro recebe a obra do coletivo de arte SHN formado por Eduardo Saretta, Haroldo Paranhos e Marcelo Fazolin”.

O novo mural do coletivo SHN ficou pronto na última na terça-feira (9), após dois dias e meio de trabalho sob chuva.

O artista Eduardo Saretta, que já foi diretor da galeria Choque Cultural e curador no Museu de Arte de São Paulo (Masp), é integrante do coletivo SHN. Para ele, “a arte de rua está exposta a riscos, especialmente na parede de uma loja na Rua Oscar Freire, que é o lugar onde mais giram vitrines no Brasil”.

“Entendo que a obra passa a ser parte da cidade e que as pessoas se acostumam com elas, mas daí, para preservar, ou você precisa pintar em óleo sobre tela ou você se mobiliza para que o espaço seja tombado”, concluiu.

Campo obrigatório