Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Conheça o programa de recuperação econômica da Ucrânia Oriental

Documento tem como objetivo "melhorar a estabilidade econômica da Ucrânia Oriental"

Conheça o programa de recuperação econômica da Ucrânia Oriental
Notícias ao Minuto Brasil

06:14 - 20/01/18 por Notícias Ao Minuto

Economia diversificação

O novo programa dos EUA dedicado à recuperação da economia da Ucrânia Oriental considera o crescimento econômico de Donbass uma das suas tarefas principais.

O documento, que tem como objetivo "melhorar a estabilidade econômica da Ucrânia Oriental", foi publicado no site da Agência dos EUA para Desenvolvimento Internacional (USAID, por sigla em inglês), que faz parte do Departamento de Estado.

+ Temer assina projeto de lei para privatizar Eletrobras

Segundo os autores do programa, os problemas da economia do país são causados pela "agressão russa" que "resultou em destruição de relações de mercado cruciais e provocou a diminuição dos índices econômicos nas áreas industriais que antes eram dominantes".

Para atingir resultados favoráveis, o programa prevê alcançar três objetivos: "melhorar as perspectivas econômicas de Donbass, incorporar sua economia nas economias da Ucrânia, UE e outros mercados internacionais, e também elaborar um plano para o desenvolvimento econômico sustentável de Donbass no futuro".

Os autores dessa estratégia indicam que a "realização dessas tarefas ajudará a tornar a economia da Ucrânia Oriental mais diversificada e interligada com o resto da Ucrânia, menos dependente da Rússia e mais preparada para garantir futuros empregos para seus moradores".

O documento destaca que tais ações serão primeiramente realizadas nas regiões de Lugansk e Donetsk, mas também estão planejadas para outras áreas vizinhas.

Em 18 de janeiro, a Suprema Rada (parlamento ucraniano) aprovou a lei sobre a reintegração de Donbass. A iniciativa foi apoiada por 280 dos 450 deputados e agora o documento deverá ser assinado pelo presidente do país. Na lei, os territórios não controlados por Kiev são chamados de "ocupados" e a Rússia é designada de "país-agressor".

Além disso, o documento dá ao presidente o direito de usar as Forças Armadas na região em tempos de paz para proteger a soberania do país. Isso permite legitimar a presença de tropas no leste da Ucrânia sem uma declaração de guerra. Com informações do Sputnik

Campo obrigatório