Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Prêmios em sindicatos engrossam chances de indicações para o Oscar

"A Forma da Água" e "Três Anúncios para um Crime" saem à frente na temporada de prêmios

Prêmios em sindicatos engrossam chances de indicações para o Oscar
Notícias ao Minuto Brasil

21:09 - 22/01/18 por Folhapress

Cultura Expectativa

Depois de um Globo de Ouro, alguns prêmios de críticos e de sindicatos, surge finalmente o momento mais aguardado antes da premiação do Oscar: as indicações do Oscar, que acontecem nesta terça (25), às 11h20.

Laureados em premiações neste fim de semana, "A Forma da Água" e "Três Anúncios para um Crime" ganharam mais força na contenda.

Dirigido por Guillermo del Toro, "A Forma da Água" faturou neste domingo (21) o PGA Awards, prêmio do Sindicato dos Produtores.

Fantasia com grande riqueza técnica, característica do cinema de Del Toro, como em "O Labirinto do Fauno", "A Forma" pode ser o campeão de indicações no Oscar, com chances de emplacar em categorias como figurino, direção de arte, trilha sonora, som, fotografia etc.

Vencer o PGA, no entanto, não significa certeza de sucesso no Oscar. Os últimos dois vencedores, por exemplo, foram "La La Land" e "A Grande Aposta", derrotados respectivamente por "Moonlight" e "Spotlight: Segredos Revelados".

+ 'Mulher-Maravilha 2' será primeiro filme a usar regras contra assédio

SAG AWARDS

Já "Três Anúncios para um Crime" foi o vencedor do SAG Awards, prêmio concedido pelo Sindicato dos Atores. Como no Globo de Ouro, Frances McDormand e Sam Rockwell saíram com as estatuetas de melhor atriz e ator coadjuvante, respectivamente, e se credenciaram como favoritos ao troféu da Academia –o filme também levou o prêmio de melhor elenco.

Outros atores que repetiram a performance do Globo de Ouro foram Gary Oldman, melhor ator por "O Destino de uma Nação", e a carismática Allison Janney, do seriado "Mom", que venceu como atriz coadjuvante por seu papel em "Eu, Tonya".

Na parte de televisão, algumas surpresas: o festejado "The Handmaid's Tale" ficou de mãos abanando. Entre as séries dramáticas, a vencedora de melhor elenco foi "This Is Us", que também rendeu a Sterling K. Brown o prêmio de melhor ator. Entre as atrizes, Elizabeth Moss, de "Handmaid's", foi derrotada por Claire Foy, a rainha Elizabeth de "The Crown".

"Veep", que não foi renovada, pode ter vencido seu último troféu como melhor elenco de série cômica.Já nas categorias reservadas às minisséries, nada de novo: "Big Little Lies" ganhou o prêmio principal, além de ter rendido, de novo, prêmios para Nicole Kidman e Alexander Skarsgard.

FRAMBOESA DE OURO

Bem longe da tensão e do figurino de gala de premiações como o Oscar, o Framboesa de Ouro também listou seus indicados, que concorrem como os piores de 2017.

E, a exemplo de seu antecessor, a sequência "Cinquenta Tons Mais Escuros" pode ser o grande vencedor (ou perdedor) do dia. Além de pior filme, ele concorre como pior atriz (Dakota Johnson) e ator (Jamie Dornan).

No entanto, nenhuma categoria supera em originalidade a de "pior combinação na tela". Aqui, "Cinquenta Tons" concorre com "Qualquer combinação de dois personagens, dois brinquedos de sexo ou duas posições sexuais". Para vencer, precisará superar "Johnny Depp e sua atuação como bêbado no filme 'Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar'".

Para sair com a "framboesa" principal, "Cinquenta Tons" terá de derrubar outros concorrentes de peso: "A Múmia", "Baywatch", "Emoji - O Filme" e "Transformers: O Último Cavaleiro".

Jennifer Lawrence foi a principal surpresa entre as piores listas. A atriz, que acumula quatro indicações ao Oscar nos últimos sete anos -incluindo uma estatueta por "O Lado Bom da Vida"-, foi lembrada por seu "notável" desempenho em "Mãe!".

Diretor do filme, Darren Aronofsky também foi agraciado com uma indicação. Javier Bardem, do último "Pirata" e de "Mãe!" mereceu indicação como ator coadjuvante. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório