Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Aeroporto fechado por bomba da Segunda Guerra pode reabrir nesta terça

As autoridades britânicas esperam conseguir remover artefato ainda nesta segunda

Aeroporto fechado por bomba da Segunda Guerra pode reabrir nesta terça
Notícias ao Minuto Brasil

16:25 - 12/02/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Reino Unido

As autoridades britânicas esperam remover, ainda nesta segunda-feira (12), uma bomba da Segunda Guerra Mundial encontrada no aeroporto London City, em Londres. A descoberta do artefato forçou o cancelamento de dezenas de voos. A bomba não detonada, que pesa meia tonelada e tem cerca de 1,5 metros de comprimento, foi achada na madrugada de domingo - em uma doca do Rio Tâmisa, durante obras de ampliação do aeroporto, um dos cinco em funcionamento na capital britânica.

+ Carnaval de Lisboa é agitado por blocos brasileiros

Mergulhadores da Marinha Real e da Polícia Britânica começaram a tentar remover a bomba do lodo, e depois tentarão fazê-la flutuar e removê-la da área. A expectativa é que tudo isso seja feito a tempo da reabertura do aeroporto nesta terça-feira (13). 

"O momento da remoção depende das marés, no entanto, nesta fase, estimamos que a remoção do dispositivo da localização será completada até amanhã [terça-feira] de manhã", adiantou a polícia.

Um perímetro de segurança de 214 metros foi montado, ao final do domingo, resultando no fechamento do aeroporto e a retirada de todos os trabalhadores e residentes da zona a Leste da cidade.

O London City é o menor dos cinco aeroportos internacionais de Londres, por onde passaram, em 2017,  cerca de 4,5 milhões de passageiros, sobretudo com destino a cidades "de negócios", como Frankfurt, Luxemburgo, Bruxelas ou Nova York. O aeroporto está localizado perto de zonas portuárias do Leste de Londres, uma área que foi fortemente bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial. Com informações da Lusa. 

Campo obrigatório