Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Museu Egípicio de Turim é criticado por dar descontos a árabes

Em comunicado, o partido "Irmãos da Itália" ameaçou o diretor do museu

Museu Egípicio de Turim é criticado por dar descontos a árabes
Notícias ao Minuto Brasil

17:53 - 12/02/18 por Ansa

Cultura Itália

O diretor do Museu Egípcio de Turim, Christian Greco, foi alvo de críticas nesta segunda-feira (12) dos partidos da extrema-direita da Itália após promover uma iniciativa para dar descontos aos casais provenientes de países árabes ou que falam este idioma.   

Em comunicado, o partido "Irmãos da Itália" ameaçou o diretor do museu. No texto, representantes dizem que se chegarem ao Governo vão apresentar um sistema de escolha dos dirigentes dos diferentes departamentos de Cultura do país.   

+  Em comunicado, o partido "Irmãos da Itália" ameaçou o diretor do museu.

Segundo a mensagem, a medida vai "garantir a transparência e o mérito e não a filiação ideológica". A declaração foi interpretada como a decisão de demitir Greco, caso a extrema-direita seja eleita, embora o museu Egípcio não seja estatal e o seu diretor não seja designado pelo ministério da Cultura.   

Este é mais um protesto da direita italiana em meio à campanha eleitoral para o pleito geral que acontecerá no dia 4 de março. Em meio à polêmica, representantes do Ministério expressaram solidariedade ao diretor e o próprio ministro, Dario Franceschini, elogiou "a sua experiência e independência". Já o ex-primeiro-ministro e secretário-geral do Partido Democrata (PD) Matteo Renzi também se expressou e disse ter ligado para Greco.

Por sua vez, o secretário-geral da Liga Norte, Matteo Salvini, afirmou que não compreendia "porque um museu tem que dar aos imigrantes preços com desconto" e qualificou a iniciativa de "racista contra os italianos". Na sexta-feira passada, a líder do partido Irmãos da Itália, Giorgia Meloni, organizou uma concentração diante do Museu Egípcio de Turim, o segundo em importância só atrás do que tem no Cairo, como protesto perante a iniciativa de descontos.   

Meloni assegurava que a medida se tratava de uma iniciativa "racista contra os italianos". Durante o protesto, o diretor do museu saiu à rua para dialogar com Meloni e defender o que considerou uma ideia para demonstrar que "a cultura é universal".    Este é o segundo ano em que o Museu propõe esta iniciativa "Sorte de quem fala árabe", que durará até 31 de março e que prevê uma entrada grátis aos casais que demonstrem falar árabe. Com informações da Ansa. 

Campo obrigatório