Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Postos de combustíveis são presas fáceis para hackers

Vulnerabilidade permite que cibercriminosos tenham acesso a placas de veículos e identidades de motoristas

Postos de combustíveis são presas fáceis para hackers
Notícias ao Minuto Brasil

17:27 - 14/02/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Ciberataque

Diversas vulnerabilidades foram descobertas por pesquisadores da Kaspersky Lab, que expuseram postos de combustível do mundo todo ao controle remoto, muitas vezes por anos.

As vulnerabilidades foram encontradas em um controlador interno de postos de combustíveis, que tem atualmente mais de mil unidades instaladas online. O fabricante foi notificado assim que a ameaça foi confirmada.

O controlador, que executa uma máquina Linux, opera com privilégios de alto nível, e os pesquisadores descobriram vulnerabilidades que deixam o dispositivo e os sistemas ao quais ele está conectado abertos a ataques cibernéticos. Por exemplo, eles conseguiram monitorar e definir muitas configurações do posto de combustível.

De acordo com a empresa de segurança digital, um invasor poderia fechar executar tarefas como fechar todos os sistemas de abastecimento, alterar preços de combustíveis, produzir vazamentos de combustíveis e mais.

Além disso, seria possível sequestrar transações de pagamentos e conseguir placas de veículos e identidades de motoristas.

Leia também: Novo recurso do Google te ajuda a achar emprego; saiba como

Campo obrigatório